A Armada Argentina tem mais de 3.200 homens e 90% dos seus meios operacionais empregados nas buscas.
A Armada Argentina, em um esforço operacional sem precedentes nos últimos 40 anos, está empenhada em encontrar o ARA “San Juan”, com quase 90% dos seus meios navais e eronavais sendo empregados.
16 unidades navais participam da buscas: três destróieres Meko 360, quatro corvetas MEKO 140 três corvetas A69, um navio de transporte, um navio de logístico, dois navios de pesquisa e dois avisos da classe Neftegaz; aeronaves com meios de digitalização (aeronaves B-200 e Turbo Tracker) com voos a partir da Base Aérea Naval Almirante Zar em Trelew e da Base Aérea Naval Comandante Espora em Bahia Blanca.
Desde que o SAR (busca e salvamento, em Inglês) foi declardo, as marinhas dos países amigos e vizinhos se ofereceram para participar do esforço de busca.
Assim, eles se juntaram com navios e aeronaves dos Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Chile, Rússia e Argentina Prefeitura Naval; além de barcos de empresas privadas de diferentes nacionalidades, todos equipados com tecnologias diferentes.
Eles também ofereceram ajuda com meios que estão chegando e outros encontrados à disponibilidade: Espanha, Uruguai, Colômbia, Peru, Alemanha e França.
Para levar adiante as operações em curso, desde o primeiro dia em que foi formado no comando do treinamento e da Marinha Alistamento uma equipe pessoal em geral multidisciplinar. Com o passar dos dias oficiais de ligação da Marinha dos EUA, da Marinha Real e da Marinha russa com a finalidade de compatibilizar esforços e não interferirem uns com os outros durante as operações de busca.
No total, a Marinha enviou mais de 3.200 homens e mulheres no esforço de busca, em que dois casos foram levantadas: uma considerando o objeto da busca de um submarino / balsas salva-vidas à deriva; e o segundo considerando o submarino no fundo. Há mais de 4.000 pessoas empregadas nessa operação.
Atualmente, o principal esforço é destinado a uma área onde o submarino deu a sua última posição conhecida, e sua rota planejada. As buscas nesta área em particular são feitas com os meios fornecidos com sonda multifeixe varredura lateral e magnetômetros, além de unidades sonar de casco.
Também a bordo dos navios “Skandi Patagonia” da empresa Total e “Sophie Siem” empresa Enap Sipetrol, levando a área de operações de vários meios de exploração e de resgate fornecidos pelo Submarine Rescue Squad da Marinha Estados Unidos, embarcando também submarinistas e mergulhadores da Marinha Argentina.
O esforço logístico foi resolvido com a presença do navio de logística ARA “Patagonia” e ARA “Bahía San Blas” e dos Destacamentos Navais de Comodoro Rivadavia e Puerto Madryn.
FONTE: Armada Argentina
Um hipotético “P-190”, creio que seria muito parecido com um ATR 72 MP.
Só não consegue entrar na minha cabeça o porque de marinha argentina dispensar dois dos três navios da MB esses dias. A marinha informou que os navios estão voltando.. Nessa situação quanto maior disponibilidade de meios melhor não é?
Bruno,
Na verdade, essa situação que requeria muitos meios já passou, e os nossos navios deram importante contribuição no esforço de buscas ao ARA San Jan.
Agora, a missão SAR está em outra fase, onde a própria área de busca foi bastante reduzida e sendo utilizados meios com tecnologias específicas, o que realmente não requer mais a presença tanto da Rademaker quanto do Alte. Maximiano, sendo que este último ainda precisa cumprir sua missão na OPERANTAR, aproveitando a janela do verão Antártico.
O NSS Felinto Perry já é uma excelente contribuição brasileira no momento.
Abs,
Gracias mil Padilha, sem palavras!
Padilha
Supondo que a FAB fizesse encomendas, seria viável trocar os P-3 pelos E-jets? faria tanta diferença?
Sim, pois o E190 é uma aeronave moderna e apesar de não ter a autonomia de um P3, certamente teria muito mais disponibilidade de voo. Quanto aos equipamentos a bordo, os atuais são modernos e seria apenas seguir a mesma linha.
Uma pergunta de leigo
O avião da EMBRAER E-jet 190 poderia servir como uma versão de patrulha marítima como o P-8 assim como EMB-145 serviu de base para o avião E-99?
Pablo, poder ele pode, mas a Embraer precisaria ter uma encomenda para tocar isso adiante.
Estao de parabens! Da ultima vez que contei eram 9 escoltas bem capazes Destroyers e Corvetas, nao estao up to date mas estao disponiveis! Muito bons esses navios Meko 360 e.140! A fora todo os outros navios!.