Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Artigos

Defesa Aérea & Naval visitou a Corveta SIGMA 10514 da Armada do México

DAN conheceu o ARM Reformador da Armada do México no estaleiro Astimar 20 em Salina Cruz

Luiz Padilha por Luiz Padilha
17/03/2019 - 13:06
em Artigos, Naval
10
Patrulheiro Oceânico de Longo Alcance - ARM Reformador (P 101)

Patrulheiro Oceânico de Longo Alcance - ARM Reformador (P 101)

273
compartilhamentos
2.4k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Luiz Padilha

O Defesa Aérea & Naval esteve no México para conhecer o ARM Reformador (P 101), futuro Patrulheiro Oceânico de Largo Alcance – POLA, da Armada do México. O navio, uma corveta DAMEN SIGMA 10514 se encontra em fase de acabamento, preparando-se para iniciar seus testes de mar em novembro deste ano.

ARM Reformador (P 101)

A corveta SIGMA 10514 que visitamos é equipada com sistemas Thales NL (Radares e CMS Tacticos), e é a mesma plataforma que no Brasil, o consórcio DAMEN-SAAB (Radares e CMS 9LV), está oferecendo para a Marinha do Brasil dentro do programa CCT – Corveta Classe Tamandaré. Por se tratar de uma plataforma que poderá ser a nossa próxima corveta, a visita ao ARM Reformador foi muito interessante .

Após um voo de 1:30h da Cidade do México até o aeroporto de Ixtepec, seguimos para a cidade de Salina Cruz, estado de Oaxaca, para visitar o estaleiro Astimar 20 da Secretaria de Marina (SEMAR) e o ARM Reformador.

Já no estaleiro, fomos recebidos pelo almirante Mariano Valencia, diretor do Astimar 20, que nos deu as boas vindas e nos passou uma visão rápida sobre as características do estaleiro e do clima local, que neste dia em particular a temperatura oscilava próximo aos 30ºC com sensação térmica de 34ºC. O almirante Valencia nos disse que apesar de já estarem acostumados ao calor, em algumas ocasiões a temperatura bate na casa de 40ºC com sensação térmica de 45ºC, o que para o pessoal do DAMEN é um desafio.

Desafio que para Roberto González, gerente do DAMEN para o projeto POLA, não é tão desafiador, pois seu pessoal possui histórico comprovado na construção de navios em estaleiros locais e não pertencentes ao Damen, com clima semelhante.

Com um escritório muito bem organizado e bem próximo ao navio, Roberto cuida da programação junto a todos os representantes das empresas contratadas pelo DAMEN. Com todo o pessoal junto no mesmo local, o trabalho é otimizado, dirimindo atrasos.

YouTube video

SIGMA – Ship Integrated Geometric Modular Approach

É assim que o Damen denomina seu método de design e construção modular para mesclar produção e construção naval integrada, em um único processo.

Montagem da POLA da Marinha do Mexico

O almirante Valencia nos apresentou o capitan de navio Pablo Cruz Loyo, encarregado do projeto POLA desde seu início, para junto com Ricardo van Lunteren do DAMEN, nos guiar pelo estaleiro e mostrar o navio.

O capitan Loyo nos mostrou o local onde foram construídos os módulos do navio, o dique que foi usado para a união dos módulos I e II com o módulo III fabricado na Holanda. Os módulos IV, V (fabricado na Holanda) e VI foram unidos posteriormente.

Módulo V fabricado na Holanda e equipados com radares e demais sensores.

Externamente o navio se encontra em estágio de construção bem avançado, com os radares Smart S MK2 3D e o radar de controle de tiro Stir 1.2 MK2 da Thales, o sistema de comunicação interna/externa da Navantia, o sistema de Guerra eletrônica da INDRA, o canhão principal Bofors 57mm, o RIM-116 RAM Block II da Raytheon já instalados e o local para a instalação dos berços dos lançadores do míssil Harpoon da Boeing, prontos para recebe-los.

Berço para receber o lançador do míssil antinavio Harpoon

Acessamos o navio pelo convoo, que está com o revestimento no piso, faltando apenas a colocação da grelha no centro para as aeronaves arpoarem durante o pouso. Seguimos ao interior pelo Hangar e como o navio está em fase de acabamento, encontramos dezenas de funcionários do Astimar 20 junto à técnicos do DAMEN trabalhando freneticamente em seu interior. Muitos sistemas já estão instalados internamente, e fomos a todos os locais possíveis como Passadiço, Centro de Operações de Combate (COC) , Centro de Controle de Máquinas (CCM), Camarotes, Cozinha e Motores (Diesel e Elétrico). O espaço para a enfermaria é bem amplo mas ainda não está montado.

Subimos ao Passadiço que se encontra pronto e verificamos a excelente visibilidade que o mesmo proporciona para a tripulação que o guarnecerá. Ambas as asas do passadiço são bem amplas proporcionando boa mobilidade para a tripulação, durantes as manobras que o navio executará, como suspender, atracação e fainas no mar em geral.

Ricardo do DAMEN nos apresentou uma característica importante do projeto, que é a colocação dos geradores de energia elétrica Caterpillar do navio, posicionados em um nível linear acima do motor diesel MAN. A razão é que mesmo em funcionamento quando navegando com o motor elétrico, o nível de ruído gerado é muito reduzido, o que na guerra ASW é fundamental.

CIC SIGMA 10514 com CMS TACTICOS da Thales NL – Foto SIGMA da Indonésia

O ARM Reformador não possui sonar de casco, mas será equipado com o sonar rebocado CAPTAS 2. Visitamos o COC e infelizmente não foi possível fotografar seu amplo interior, mas foi possível observar que o mesmo estava totalmente equipado com suas estações e 3 telas de 56″ de LCD, onde será possível ao comandante do navio ter de forma clara todas as informações disponíveis.

Da mesma forma não foi possível fotografar o CCM, mas o mesmo também já se encontra devidamente equipado com os consoles para o controle tanto de máquinas quanto de energia elétrica.

 

Solicitei conhecer os camarotes para ter uma ideia do nível de conforto que o navio irá oferecer a tripulação e os 3 que vi, eram bem confortáveis em tamanho e mobiliário, todos os que vi com banheiro próprio.

Cozinha do ARM Reformador com seus equipamentos protegidos

Na sequência passamos pala cozinha que já recebeu alguns equipamentos, todos protegidos por uma capa azul, e depois descemos mais um nível para conhecer o coração do navio.

Na praça de máquinas vimos os 2 motores a diesel de 20 cilindros MAN 20V28/33D STC, que irão impulsionar o navio até 28 nós de velocidade máxima. Em um outro compartimento temos 2 motores a diesel Caterpillar CAT 32 ACERT para geração de energia elétrica (o navio possui 4 no total) e os motores elétricos de 1.300KW que impulsionarão o navio a baixas velocidades. Os motores diesel e elétrico ainda não estavam acoplados as redutoras durante a nossa visita.

2 Motores a diesel de 20 cilindros MAN 16V28/33D STC

O capitan de navio Loyo nos ofereceu uma volta pelo costado do navio para fazermos fotos por outro angulo. Embarcamos em um pequeno barco, e nesta oportunidade vimos a porta de pôpa aberta por onde sairá o sonar rebocado Captas 2 da Thales.

Patrulheiro Oceânico de Longo Alcance – ARM Reformador (P 101)

Ao lado do navio o capitan de navio Loyo nos mostrou onde estão armazenados os equipamentos que ainda serão instalados no ARM Reformador, basicamente equipamentos de acabamento.

 

Encerramos nossa visita ao navio com a certeza de que a Armada do México terá em breve, uma excelente plataforma para poder cumprir um amplo espectro de missões, que certamente seus comandantes já estão programando.

Belíssima foto do ARM Reformador

Nota do Editor 1: Agradecemos à SEMAR e ao almirante Mariano Valencia pela gentileza em receber o Defesa Aérea & Naval, e proporcionar a realização desta reportagem.

Nota do Editor 2: Segundo informações recebidas hoje, o anúncio do vencedor do programa CCT, talvez não ocorra mais no dia 22/03 conforme foi informado ao DAN pelo Comandante da Marinha. Não há a informação de uma nova data. 



Tags: ARM Reformador (P 101)Armada do MéxicoDamenPOLASAAB
Notícia Anterior

NOTA À IMPRENSA – BALANÇO FINAL OPERAÇÃO VERÃO 2018/2019

Próxima Notícia

Como o enxame de drones vai mudar a guerra no futuro

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

Sistema de Comunicação Integrada Saab TactiCall

14/04/2021 - 17:56
Aviação

Gripen: uma oferta forte para o programa Hx da Finlândia

20/03/2021 - 12:56
Indústria de Defesa

BAE Systems vai fornecer nova torre para os CV90 da Holanda

09/03/2021 - 19:44
Carregar mais
Próxima Notícia

Como o enxame de drones vai mudar a guerra no futuro

Comentários 10

  1. Luiz Monteiro says:
    2 anos atrás

    Prezados Padilha e Wiltgen,

    Agradeço pela matéria. Bastante oportuna. Rica em detalhes.

    Parabéns.

    Grande abraço

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Obrigado Luiz Monteiro. Fazemos o possível para trazer artigos e informações fidedignas para nossos leitores. Por isso vamos na fonte e damos nome as mesmas.

      Responder
  2. Jefferson says:
    2 anos atrás

    Parabéns pela matéria, DAN. Muito legal. navio bonito!

    Responder
  3. JP says:
    2 anos atrás

    Só corrigindo, se o MCP possui 20 cilindros, o modelo dele é o MAN 20V28/33D e não o MAN 16V28/33D.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Obrigado pela correção

      Responder
  4. Vagner says:
    2 anos atrás

    Não tem como levar nada sério nesse país, vão adiar novamente o resultado do CCT.
    Parece uma piada, acho que até o fim do ano sai o resultado.

    Responder
    • Guilherme de Souza says:
      2 anos atrás

      LAAD 2019, duas semanas depois do anteriormente divulgado, te diz algo a respeito?

      Responder
      • india-mike says:
        2 anos atrás

        Padilha, excelente e muito oportuna matéria, parabéns.
        Eu tb não sabia sobre o sonar rebocado nessa versão mexicana. É sabido que a proposta brasileira não conta com esse item, mas vc saberia dizer se as portas na popa existiram como padrão, o que permitiria com facilidade um upgrade futuro?

        Quanto ao adiamento do resultado das CCT, vamos esperar uma posição oficial, mas é realmente desanimador…

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          2 anos atrás

          Na proposta para a MB a Tamandaré terá sonar de casco, diferentemente da versão mexicana. A porta traseira acredito seja default no navio, o que permite a MB outras opções como optar pelo sistema Captar também, o que iria melhorar ainda mais as capacidades do navio na guerra ASW.

          Responder
  5. Augusto says:
    2 anos atrás

    Decisão peculiar essa de não ter sonar de casco, apenas um rebocado (que, por sinal, é muito bom).

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Luiz Padilha em Submarino desaparecido da Indonésia tem 72 horas de oxigênio restantes
  • Gabriel BR em AFRICOM – Base da China na África agora é grande suficiente para receber porta-aviões
  • Gabriel BR em Navios da Marinha prestam apoio no transporte de tanque de oxigênio para atender hospitais no Pará e Amapá
  • Afranio Bahia em Submarino desaparecido da Indonésia tem 72 horas de oxigênio restantes
  • Orlando Schetino Valente em Richard Ljungberg: O primeiro a pilotar o Gripen E Brasileiro
  • Flanker em Akaer envia o primeiro par de asas revitalizadas do P-3AM para o PAMA-GL
  • Koprowski em Helibras recebe visita da Marinha do Brasil




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

1º BAvEx relembra os 10 anos do recebimento do primeiro helicóptero H225M

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval