Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Artigos

Operação Aderex Aeronaval Escudo Antiaéreo 2019

Luiz Padilha por Luiz Padilha
07/11/2019 - 14:40
em Artigos
10
Porta Helicópteros Multipropósito Atlântico (A 140)

Porta Helicópteros Multipropósito Atlântico (A 140)

0
compartilhamentos
3k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish




Por Luiz Padilha

O Defesa Aérea & Naval embarcou no Porta Helicópteros Multipropósito Atlântico (A 140) para cobrir o essa fase do exercício inédita para a Marinha do Brasil. Após o suspender e antes mesmo de chegar na altura da Escola Naval, as lanchas LCVP chegam para serem embarcadas o que ocorre com o navio em movimento de forma rápida e segura. Na saída temos a companhia do submarino Tupi (S 30) que está a caminho de outro treinamento, mas uma companhia breve pois após passarmos pela Ilha Rasa, o mesmo submergiu e desapareceu.

O navio seguiu  para um ponto pré-determinado afim de receber as aeronaves a bordo, uma delas trazendo o contra almirante André Novis Montenegro, comandante da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Logo após o pouso das aeronaves UH-12 do esquadrão HU-1 e do  SH-16 do esquadrão HS-1, deu-se início aos voos de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB). Diariamente havia uma aeronave pronta para realizar um voo SAR caso necessário.

Comandante do PHM Atlântico, CMG Giovani, comandante da FORAER, CA Montenegro e comandante da 2ª Divisão da Esquadra, CA Valicente
Helicóptero SH-16 do HS-1 pronto para decolar

Helicóptero UH-12 peiado no convoo do PHM Atlântico

Na parte da tarde, em outra área da costa do Rio de Janeiro, o Atlântico passou a enviar a imagem de seu radar Artisan 3D para o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), e os “ataques” começaram, com os caças AF-1B e C do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) e caças F-5M do 1º GAvCa. Todas as aeronaves realizaram os ataque armadas com “bombas”.

Caça AF-1C durante ataque ao PHM Atlântico

ADEREX II

Todo ano a Marinha do Brasil realiza a Operação ADEREX em duas etapas, mas este ano, após a ADEREX I realizada no primeiro semestre, a ADEREX II foi diferente. Com o nome de ADEREX Aeronaval Escudo Antiaéreo 2019 ou “Operação de Adestramento Conjunto Escudo Antiaéreo”, nome dado pela Força Aérea Brasileira, o exercício ocorreu entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro.

A participação da Marinha com o PHM Atlântico no exercício foi como Elo Eventual do SISDABRA, e pela primeira vez participou com os caças AF-1B e C do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1).

Caças AF-1B e C

O Atlântico com seu moderno radar Artisan 3D ampliou a área de cobertura dos radares de terra do SISDABRA, fornecendo as imagens do quadro sintético em tempo real ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), proporcionando o monitoramento, a coordenação e, na medida do possível, o controle do Espaço Aéreo sobre o ambiente marítimo, além do alcance dos sensores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Foram determinados como pontos sensíveis para este exercício, o Complexo de Itaguaí e o próprio PHM Atlântico, que pôde assim exercitar seu sistema de autodefesa atual e simular o sistema Simbad/Mistral modernizados, que serão instalados em breve.

Caça F-5M do 1º GAvCa

O PHM Atlântico graças ao seu moderno radar, atuou na função de Alerta Aéreo Antecipado, com a vantagem de ir para onde houver uma ameaça, afinal, nunca se sabe de onde pode surgir uma vaga atacante.

CAINT – Controlador Aéreo de Interceptação

A Marinha durante esse exercício requalificou 5 CAINTs dos 6 que levou a bordo. Os CAINTs após a detecção dos caças atacantes, coordenavam os mesmos dividindo-os em caçador e alvo. Sua função era vetorar o caça amigo para ficar a 2 milhas (6 horas) do caça inimigo.

O capitão de corveta Bruno Fernando Lima Barreiros era o CAINT mais experiente do grupo, tendo feito o curso de controlador aéreo de interceptação no CAMALEÃO em 2011. Em 2012 foi designado para fazer o curso na FAB. Barreiros explicou que o curso é feito em 3 módulos; 2 em São José dos Campos e 1 prático em Manaus ou Brasília, com duração de 9 meses.

O aluno para se qualificar, precisa realizar 15 missões com perfis diferentes e no navio haviam 2 alunos (classe 3) e 4 CAINTs (classe 1). Os 4 CAINTs classe 1 a bordo precisavam realizar 10 missões sendo que 6 podem ser no simulador existente na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e 4 reais a bordo do Atlântico. Nessa ADEREX, os 4 CAINTs classe 1 se requalificaram, 1 novo CAINT foi formado e 1 não teve tempo para completar a qualificação antes do fim do exercício.

A fragata Liberal (F 43) também participou do exercício, escoltando o PHM Atlântico e interagindo durante os ataques aéreos, que eram precedidos pelos alarmes Amarelo e Vermelho.

Ao fim do exercício a Liberal e o Atlântico retornaram ao Rio de Janeiro onde outra missão já os aguardava. O Atlântico embarcou 670 fuzileiros, caminhões e demais equipamentos, suspendendo no dia 4 de novembro para a Operação Amazônia Azul, onde se juntará aos outros navios da esquadra no litoral do Nordeste.

Fotos do Exercício

PHM Atlântico (A 140)
Fragata Liberal (F 43)

Caças AF-1B/C
Caça F-5M do 1º GAvCa

Notícia Anterior

HMS 'Forth' suspende de Portsmouth em direção às Falklands

Próxima Notícia

ADEREX Aeronaval Escudo AA 2019 - Entrevistas

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Data Comemorativa

Heróis da Segunda Guerra são homenageados no Rio de Janeiro

19/05/2022 - 16:09
Aviação

Let’s Talk about Tech: Teste de clima frio de um caça

19/05/2022 - 13:38
Indústria de Defesa

Nova websérie global da Saab apresenta a tecnologia de produtos em condições extremas

19/05/2022 - 13:35
Carregar mais
Próxima Notícia

ADEREX Aeronaval Escudo AA 2019 - Entrevistas

Comentários 10

  1. André says:
    3 anos atrás

    Belas imagens Padilha!

    O Atlântico é um navio muito imponente, admiro a arte britânica em construir navios seja militar ou civil. Quando o Atlântico estiver totalmente operacional ano que vem provavelmente o comandante passará o cargo para outro oficial. Mas o que o navio mais precisa é de apoio logístico, de preferência vinda também do Reino Unido. É torcer para que essa necessidade se concretize.

    Responder
  2. Gustavo says:
    3 anos atrás

    Parabéns pela matéria!

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      3 anos atrás

      Obrigado

      Responder
  3. MMerlin says:
    3 anos atrás

    Brilhantes imagens.
    É raro encontrar vídeos que realmente nos trasportam para dentro de uma embarcação ou aeronave.
    Parabéns.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      3 anos atrás

      Obrigado

      Responder
  4. Tomcat3.9 says:
    3 anos atrás

    As passagens dos caças, seu som, são fenomenais, música para os ouvidos. Bela cobertura, como sempre um excelente trabalho jornalístico do DAN. Quando estivermos com as Tamanderé’s e seus radares vai ser mais legal ainda e a FAB levando o Gripen com sua eletrônica embarcada tbm vai ser top.

    Responder
  5. Gustavo Flabis says:
    3 anos atrás

    A qualidade dessa reportagem é muito alta. Dá gosto de ver todo esse conteúdo e saber que são meios brasileiros. Parabéns pelas excelentes imagens.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      3 anos atrás

      Obrigado

      Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      3 anos atrás

      Gustavo,
      Clique no menu e acesse “Artigos”. Você vai encontrar as matérias produzidas pelo DAN, algumas exclusivas, com muitas informações e fotos.
      Abs,

      Responder
    • Luiz Padilha says:
      3 anos atrás

      Obrigado

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Diego Tarses Cardoso em International Flight Training School forma primeira turma de pilotos
  • BR em Ministério da Defesa apresenta projetos estratégicos na 2ª SC Expo Defense
  • ChDegelo em A LACE agora é Ocellott
  • Bardini em International Flight Training School forma primeira turma de pilotos
  • Alexandre Fontoura em AKAER vence licitação do Exército Brasileiro para modernização do EE-9 Cascavel
  • Carlão em Para o CEO da SPE Águas Azuis, Santa Catarina pode ter papel estratégico na defesa naval do País
  • Sequim em Para o CEO da SPE Águas Azuis, Santa Catarina pode ter papel estratégico na defesa naval do País




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval