Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Artigos

Operantar XXXVIII: O retorno ao continente Sul Americano!

Luiz Padilha por Luiz Padilha
26/01/2020 - 10:44
em Artigos
7
207
compartilhamentos
1.7k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Luiz Padilha

É chegada a hora de se despedir da equipe da Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF. Desejar ao do Grupo Base que cuida com tanto afinco para que tudo continue funcionando perfeitamente. Foram 6 dias intensos e inesquecíveis que passamos no continente Antártico, e agora iniciamos nossa volta para o Brasil.

O embarque desde a EACF ocorreu a bordo do NApOc Ary Rongel (H 44), que nos levará junto com a equipe do CCSM até a Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva, para embarcarmos em um Hércules C-130M da Força Aérea Brasileira, que nos levará até o aeroporto de Punta Arenas – Chile.

Mas o clima sempre é um fator condicionante para que o que foi planejado ocorra. O vice-presidente Hamilton Mourão com sua comitiva e convidados embarcaram no NPo Almirante Maximiano (H 41) e tinham o retorno programado para a parte da manhã do dia 16/01/2020, mas o teto impediu que o Hércules C-130M da FAB pousasse no aerodrómo, com uma nova tentiva programada para o dia seguinte.

Nós seguiriamos no voo subsequente e obviamente nosso voo também foi postergado. Nada que não estivessemos preparados, pois sabiamos que a janela para pousar na Antártica é sempre uma incógnita.

No dia seguinte, o céu se abriu e a visibilidade era adequada para o pouso da aeronave, o que ocorreu sem problemas, com o vice-presidente embarcando e a aeronave decolando com destino a Punta Arenas na parte da tarde.

Nas imagens abaixo, o embarque e a decolagem do vice-presidente Hamilton Mourão e convidados.

Devido ao horário da decolagem com o vice-presidente, não havia condições de que retornassémos no mesmo dia, postergando nossa volta para o dia 17/01/2020. Como o voo que veio buscar o vice-presidente trouxe pesquisadores, os 2 navios retornaram para a EACF para desembarcá-los, pois ambos os navios ficaram com uma lotação maior do que a esperada.

No dia seguinte, com previsão de tempo bom, os 2 navios demandaram para a base chilena bem cedo, em uma viagem com duração de 3 horas, e ao chegarmos o céu estava limpíssimo, como um típico dia de verão. Confirmada a decolagem da aeronave que iria nos buscar desde Punta Arenas, começam os preparativos para o nosso desembarque do navio em direção a praia.

Por não possuir um hangar, as aeronaves embarcadas no NApOc Ary Rongel são encapadas e tem suas pás retiradas por causa dos fortes ventos na região, quando não estão em operações aéreas.

Nossos agradecimentos ao comandante do NApOc Ary Rongel, Capitão de Mar e Guerra Paulo Max Villas, e sua tripulação, pela recepção e cordialidade durante nossa rápida passagem pelo “Gigante Vermelho”, desejando bons mares e uma comissão tranquila até seu retorno ao Brasil.

No horário previsto, nossa aeronave se aproxima para o pouso, realizando uma longa perna do vento antes de vir para o pouso, que ocorre sem problemas.

Assista abaixo o vídeo da chegada do Hércules C-130M FAB 2476 na base chilena:

Após o taxi, todos os que chegaram desembarcam e começa a faina de descarregar e carregar a aeronave, o que o pessoal da FAB faz rapidamente.

C-130M FAB 2476 na Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva

Com o Hércules C-130 FAB 2476 do 1ºGTT carregado e pronto para decolar, é hora de embarcarmos. A ansiedade pelo retorno é grande e rapidamente a fila está formada para entrarmos na aeronave.

O comandante parte os motores e taxiamos até o ponto de espera. Lembrando como a pista é curta, respiramos fundo e a aeronave inicia a decolagem, que ocorre tranquilamente. Após 3 horas de voo, pousamos no aeroporto de Punta Arenas encerrando nossa cobertura da reinauguração da nova Estação Científica do Brasil na Antártica.

Desembarque no aeroporto de Punta Arenas, notar um C-130J da Royal Air Force estacionado ao lado do FAB 2476

 

Tags: Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei MontalvaCentro de Comunicação Social da Marinha - CCSMFABForça Aérea BrasileiraHércules C-130MMarinha do BrasilNavio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel”
Notícia Anterior

Operantar XXXVIII: Conheça a nova base do Brasil na Antártica

Próxima Notícia

BAE Systems divulga foto da HMS 'Glasgow', primeira Fragata Type 26 da Royal Navy

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Naval

Operação Aderex-Anfíbia 2022

28/06/2022 - 19:01
Aviação

26 de junho – Dia da Aviação de Busca e Salvamento

26/06/2022 - 12:09
Aviação

Colaboração Real – Episódio 15: O Comando de Preparo

24/06/2022 - 15:36
Carregar mais
Próxima Notícia

BAE Systems divulga foto da HMS 'Glasgow', primeira Fragata Type 26 da Royal Navy

Comentários 7

  1. frapal says:
    2 anos atrás

    Os matusalenicos C-130 ainda operando. Aparelhos que se desfazem em pleno ar como recentemente aconteceu no Chile.

    Responder
  2. Clodorencio says:
    2 anos atrás

    Muito interessante deve ter sido a visita ao continente gelado.
    Mas vendo as fotos dos helicopteros no navio, fica a pergunta: onde estão pé EC135 que foram comprados justo para operação na Antártida? Se mostraram inadequados?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Ainda não foram recebidos. Mas na próxima Operantar eles estarão lá.

      Responder
  3. fabricio says:
    2 anos atrás

    existe a possibilidade de essa faina ser feita com C-390

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Positivo. Segundo palavras do Comandante da Marinha, no ano que vem.

      Responder
  4. FLAVIO CARVALHO DOS SANTOS says:
    2 anos atrás

    A Fab vai manter uma quantidade de C-130 M para esse tipo de operação? OU vamos de KC-390??

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      A FAB só recebeu 2 KC-390 até agora. Acredito que na próxima Operantar devam operar os dois modelos.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Dodô em Vídeo – KC-390 da FAB lança carga na EACF pela primeira vez
  • Dodô em Navios russos e chineses circularam o Japão por três semanas em junho
  • Dodô em Navios russos e chineses circularam o Japão por três semanas em junho
  • Edson Medeiros de Almeida em Mac Jee – Armadillo realizou testes com sucesso no CAEx
  • Gilberto Rezende em Navios russos e chineses circularam o Japão por três semanas em junho
  • marcos poorman em Vídeo – KC-390 da FAB lança carga na EACF pela primeira vez
  • Ubiratan Rocha em Exército Brasileiro vai assinar o contrato de modernização do EE-9 Cascavel no próximo dia 07




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval