1º BAvEx recebe a designação histórica de Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves

Aviação do Exército homenageia Gen Leônidas

No dia 14 de dezembro, o 1º Batalhão de Aviação do Exército recebeu a designação histórica de Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves, justa homenagem ao militar que liderou o processo de recriação da Aviação do Exército (AvEx).

Durante a solenidade que homenageou o ilustre general, houve uma exposição de aeronaves e de parte do acervo histórico da Aviação do Exército (AvEx), oportunidade em que os filhos do Gen Leônidas, Sr Miguel Pires Gonçalves e Sra Paula Pires Gonçalves Paes, receberam um macacão de voo, uniforme da AvEx. A família conheceu, também, a primeira aeronave utilizada pela AvEx e o local em que, pela primeira vez, ela pousou.

HA-1 Esquilo EB-1001

A cerimônia militar contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais, cabe destacar os Generais de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas e Enzo Martins Peri, respectivamente, Comandante do Exército atual e anterior.

Quem foi o Gen Leônidas

O General de Exército Leônidas Pires Gonçalves foi Ministro do Exército no período de 1985 a 1990. Logo que assumiu essa função, ao analisar a missão do Exército, identificou a necessidade de uma aviação de asa rotativa para a Força Terrestre. Por esse motivo, foi ciada a Aviação do Exército em 3 de setembro de 1986.

Hoje, esse embrião iniciado pelo Gen Leônidas deu origem a diversas organizações militares que compõem a Aviação do Exército: a Diretoria de Material de Aviação do Exército, localizada na cidade de Brasília (DF); o Comando de Aviação do Exército, em Taubaté (SP); os 1º, 2º, 3º e 4º Batalhões de Aviação do Exército (os dois primeiros localizados em Taubaté/SP, o terceiro em Campo Grande/MS e o último em Manaus/AM); além da Base de Aviação de Taubaté, do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército e do Centro de Instrução de Aviação do Exército (esses sediados em Taubaté/SP).

Em seus 29 anos de existência, a Aviação do Exército tem contribuído muito para a operacionalidade da Força Terrestre, o que comprova a visão estratégica de um grande Ministro de Estado brasileiro. Por isso, a AvEx só tem a agradecer imensamente a esse ilustre personagem de sua história, pela determinação na conquista da terceira dimensão do campo de batalha para a Força Terrestre.

FONTE e FOTOS: EB

Sair da versão mobile