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Home Aviação

AFA inicia Treinamento de Voo baseado em Realidade Virtual

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/08/2020 - 07:34
em Aviação
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O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) realizou, na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), na segunda-feira (3), a instalação dos primeiros Dispositivos de Treinamento de Voo baseados na tecnologia de Realidade Virtual (RV), intitulados de T3000RV pela AFA.

Essa tecnologia, adotada por Forças Aéreas de diversos países, permite maior imersão em ambiente tridimensional nas situações de voo.

O treinamento nesse tipo de dispositivo, explica o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rainer Ferraz Passos, pode proporcionar aos Cadetes Aviadores ambientação às áreas de instrução da AFA, ao voo por referências visuais e aos vários tipos de tráfego normal e de emergência. “Os usuários identificam rapidamente a aplicabilidade de dispositivos de treinamento, com uso de RV, na visualização de referências e atores externos à cabine da aeronave, com a vantagem de custo menor e de ocuparem menos espaço do que simuladores com projeção de imagens”, completa o Oficial.

A equipe do CCA-SJ acredita que, por meio do aprimoramento pelo uso e identificação de possibilidades, o sistema poderá evoluir seu emprego para situações como acrobacias, voo em formação e percepção do pouso e decolagem.

Os dispositivos desse tipo são montados com equipamentos de prateleira (COTS, do inglês, Commercial Off-The-Shelf), o que facilita a aquisição de itens comuns aos mercados, além de implicar em custos mais reduzidos em relação aos componentes de hardware próprios da indústria de simulação.

Ainda sobre o uso de soluções comerciais, o software utilizado para a simulação da aeronave T-27, com base no Simulador X-Plane 11, foi customizado pelo CCA-SJ para melhoria da representatividade do desempenho em voo e da instrumentação virtual completa da cabine, além da otimização do desempenho geral da simulação.

Tanto esse software quanto o cenário de voo nele carregado são compartilhados para os demais dispositivos de treinamento em implantação na AFA.

Desenvolvimento do dispositivo de treinamento

Para a realização do trabalho, o CCA-SJ contou com o empenho da AFA, que disponibilizou seus Instrutores de Voo. Esses profissionais forneceram informações a respeito da aeronave e permitiram que o CCA-SJ gravasse, de voos reais, alguns parâmetros essenciais à simulação em RV, além de proporcionarem constante feedback a respeito do desenvolvimento e evolução dos trabalhos.

A previsão é que, em 2021, ao final do processo de implantação dos dispositivos para o treinamento de voo no Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea, a AFA terá, em seu projeto de Sistema de Treinamento Sintético, quatro dispositivos de RV que permitirão aos Cadetes Aviadores treinarem, repetidas vezes, o que seja recomendado por seus Instrutores de Voo num ambiente seguro, imerso, característico e tridimensionalmente apurado.

FONTE E FOTOS: FAB

Tags: Academia da Força Aérea (AFA)Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ)Força Aérea Brasileira (FAB)Realidade Virtual (RV)Simulação de VooT3000RV
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As an advanced radar mission, Sentinel-1 can image the Earth’s surface through cloud and rain and regardless of whether it is day or night. This makes it an ideal mission, for example, for monitoring the polar regions, which are in darkness during the winter months and tropical forests, which are typically shrouded by cloud.Over oceans and seas, the mission provides imagery to generate timely maps of sea-ice conditions for safe passage, to detect and track oil spills and to provide information on wind, waves and currents. Over land, Sentinel-1’s systematic observations are used to track changes in the way the land is used and to monitor ground movement with exceptional accuracy. Moreover, this new mission is designed specifically to aid fast response during emergencies and disasters such as flooding and earthquakes.The 12.3 meter antenna is made up of five panels. Four of them are folded sideways onto a support frame during launch and will be deployed in orbit. Airbus (Friedrichshafen, Germany) is responsible for the radar instrument.

Antena de radar Sentinel-1C abriu suas asas pela primeira vez

Comentários 1

  1. gerson says:
    2 anos atrás

    É se não temos aviões? Vamos de video game!

    Responder

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