Airbus testa novas tecnologias para aprimorar a assistência ao piloto

Toulouse, 12 de janeiro de 2023 – A Airbus Upnext, uma subsidiária integral da Airbus, começou a testar tecnologias de assistência piloto de novo, em terra e em vôo em uma aeronave de teste A350-1000.

Conhecidas como Dragonfly, as tecnologias que estão sendo demonstradas incluem desvio de emergência automatizado em cruzeiro, aterrissagem automática e assistência de táxi e visam avaliar a viabilidade e pertinência de explorar ainda mais os sistemas de voo autônomos em apoio a operações mais seguras e eficientes.

“Esses testes são uma das várias etapas da pesquisa metódica de tecnologias para melhorar ainda mais as operações e melhorar a segurança”, disse Isabelle Lacaze, chefe do demonstrador Dragonfly. “Inspirados pela biomimética, os sistemas que estão sendo testados foram projetados para identificar recursos na paisagem que permitem que uma aeronave “veja” e com segurança manobre autonomamente dentro de seus arredores, da mesma maneira que os dragonflies são conhecidos por ter a capacidade de reconhecer marcos.”

Durante a campanha de teste de voo, as tecnologias puderam ajudar os pilotos em voo, gerenciando um evento de membro da tripulação incapacitado simulado e durante as operações de pouso e taxiamento. Levando em consideração fatores externos, como zonas de vôo, terreno e condições climáticas, a aeronave conseguiu gerar um novo plano de trajetória de vôo e se comunicar com o controle de tráfego aéreo (ATC) e o centro de controle de operações aéreas.

A Airbus UpNext também explorou os recursos para assistência de táxi, que foram testados em condições em tempo real no aeroporto de Toulouse-Blagnac. A tecnologia fornece à tripulação alertas de áudio em reação aos obstáculos, controle de velocidade assistida e orientação para a pista usando um mapa dedicado ao aeroporto.

Além desses recursos, a Airbus UPNext está lançando um projeto para preparar a próxima geração de algoritmos baseados em visão computacional para avançar no desembarque e na assistência de táxi.

Esses testes foram possíveis através da cooperação com subsidiárias da Airbus e parceiros externos, incluindo Cobham, Collins Aerospace, Honeywell, Onera e Thales. O Dragonfly foi parcialmente financiado pela Autoridade de Aviação Civil Francesa (DGAC) como parte do Plano de Estímulo Francês, que faz parte do Plano Europeu, da próxima geração da UE e do plano da França 2030.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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