Atualização do simulador do helicóptero Lynx da Marinha Alemã e Portuguesa

A NATO Support and Procurement Agency (NSPA) modernizou recentemente o Joint Lynx Simulator Training Establishment (JLSTE), um simulador de helicóptero, operado pelas marinhas alemã e portuguesa, para treinar as tripulações dos helicópteros Sea Lynx e Super Lynx das marinhas alemã e portuguesa, respectivamente.

O projeto de modificação consistiu principalmente na instalação de novos projetores, uma nova tela Mylar e um editor para carregar e modificar dados aeronáuticos, como Dados de Navegação e Comunicação para simulação de voo.

A atualização foi concluída com sucesso em menos de um ano, todo o software codificado e o hardware fisicamente instalado e integrado no simulador hospedado no site German Naval Air Wing 5. Apesar das restrições de viagem do COVID-19, todos os técnicos e engenheiros do Canadá, Reino Unido e Alemanha conseguiram estar no local para que o sistema ficasse “Pronto para Treinamento”.

O JLSTE é utilizado pela Marinha Alemã e Portuguesa para treinar as suas tripulações de voo do Lynx. Durante os Testes de Aceitação no Local, tanto o chefe alemão do centro de simuladores como o chefe da delegação portuguesa manifestaram a sua satisfação à NSPA pela qualidade do trabalho. Ambos afirmaram que “As possibilidades de treinamento foram aumentadas para uma nova dimensão. O excelente nível de preto do novo visual permite pela primeira vez um treinamento real de cenários noturnos.

A NSPA ganhou grande experiência na entrega de projetos de simuladores de voo nos últimos anos, seja em novas instalações ou modificações em simuladores existentes. A Agência está atualmente trabalhando em projetos semelhantes, como a aquisição de um simulador de voo do NH90 e uma atualização para o simulador de voo do Sea King MK41.

NOTA DO EDITOR: Em 2017, a Marinha do Brasil também passou a utilizar o JLSTE para o treinamento de emergências pelos pilotos do Esquadrão HA-1, tendo em vista que os simuladores do Lynx Mk3 e Mk8 foram desativados pela Royal Navy.

Esquadrão HA-1 realiza treinamento de emergência em simulador de voo

 

Sair da versão mobile