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Home Aviação

CISCEA inicia operação da Estação Radar de Porto Murtinho (MS)

Luiz Padilha por Luiz Padilha
14/05/2021 - 13:13
em Aviação
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A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) entregou para operação a nova Estação Radar de Porto Murtinho (MS), dando continuidade ao processo de complementação da capacidade de vigilância aérea. O objetivo é aprimorar o controle dos tráfegos que voam na região de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. A operação teve início no dia 31 de março.

O sistema radar LP23SST-NG/RSM970S se destina à vigilância dos tráfegos aéreos (voo em rota), com o objetivo de facilitar o trabalho do Controlador de Tráfego Aéreo. Os radares aumentam a capacidade de vigilância aérea na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), por meio da detecção de aeronaves cooperativas e não-cooperativas, podendo alcançar um raio de 450 quilômetros, a 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área do Estado do Mato Grosso do Sul. Esse sistema radar está preparado para operar 24 horas por dia, 365 dias por ano, podendo ser conectado aos Centros de Controle por meio de uma gama de meios de transmissão de dados, usando os protocolos de comunicação internacionalmente adotados.

O Gerente do Projeto na CISCEA, Engenheiro Paulo Roberto Magalhães, explica os desafios enfrentados durante a implantação do radar. “Em 12 meses concluímos as obras de infraestrutura, a instalação do radar, os testes de aceitação, a homologação e a integração do radar ao Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CT). O resultado obtido foi possível graças ao apoio incondicional do Comando Militar do Oeste do Exército Brasileiro, tanto na cessão da área para a instalação do equipamento, quanto na celeridade dos processos necessários”, declarou.

O Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima, destaca a evolução tecnológica dessa nova família de radares, além do fato de serem produzidos no Brasil. “A finalidade principal é compor a rede de radares que prestam o serviço de vigilância em prol do Controle do Espaço Aéreo, mas que também são dotados de funcionalidades militares, específicas dos radares utilizados pela Defesa Aérea. É importante destacar também a importância que a implantação desses radares proporciona, tanto no aspecto logístico quanto operacional, tendo em vista a existência de outras unidades similares em funcionamento no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”, explica.

Benefícios operacionais

A entrada em serviço desses novos equipamentos visa potencializar a identificação de aeronaves voando a baixa altura na região de fronteira, trazendo benefícios operacionais, tanto para o controle civil de aeronaves, quanto para a defesa aérea, aumentando a capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou de emprego ilícito, colaborando, decisivamente, para o sucesso das ações de policiamento do espaço aéreo. Além de auxiliar no controle do espaço aéreo, a nova estação vai proporcionar a ampliação da vigilância aérea, com foco no centro-oeste brasileiro.

Vigilância aérea

Com a instalação dos radares de Corumbá, Porto Murtinho e Ponta Porã, o Brasil passará a contar com uma vigilância aérea que cobrirá toda a fronteira do Mato Grosso do Sul com os países vizinhos. “A implantação de mais um sensor com tecnologia no estado da arte faz parte do trabalho incessante da Força Aérea Brasileira (FAB) em aprimorar a sua capacidade de vigilância, controle e defesa do espaço aéreo, reforçando as ações para a manutenção da soberania e segurança nessa área”, declarou o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.

Radares

O equipamento de modelo LP23SST-NG faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance. São equipados com a capacidade de altimetria, permitindo a identificação dos alvos com precisão, além de funções de proteção eletrônica que os resguardam contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

A FAB, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), e a Omnisys assinaram, no final de 2018, um contrato para o fornecimento de três radares. As Estações Radar das localidades de Corumbá e Porto Murtinho já estão em operação e a próxima localidade a receber o equipamento é Ponta Porã, também no Mato Grosso do Sul.

Os radares são fabricados no Brasil pela empresa Omnisys, em São Bernardo do Campo (SP), o que permite rápido acesso a toda cadeia produtiva, agilizando os procedimentos de assistência técnica por parte do fabricante. O projeto prevê, ainda, a absorção do conhecimento técnico pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), visando à realização das atividades de manutenção preventiva e corretiva, minimizando os custos de logística e mantendo um alto nível de disponibilidade dos equipamentos.

Fonte: DECEA, Tenente Camille
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Major Bazilius
Fotos: Divisão Técnica da CISCEA
Tags: CISCEADECEAEstação Radar de Porto Murtinho (MS)Força Aérea Brasileira (FAB)
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Comentários 7

  1. JL says:
    4 anos atrás

    Mais um passo dado para conseguirmos o efetivo controle de nossas fronteiras. Parabéns a todos os envolvidos em mais essa bem sucedida missão.

    Responder
  2. CRSOV says:
    4 anos atrás

    Achei que esse radar está muito exposto a sabotagem por parte de marginais !! Imaginem que uma simples pessoa portando um RPG pode se posicionar na rua de terra batida que passa em frente ao Posto onde o radar está montado e com um simples disparo destruir o radar !!

    Responder
    • Carlos says:
      4 anos atrás

      sim.. pq rgp é vendido em qualquer farmácia….

      Responder
    • FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS says:
      4 anos atrás

      Que eu saiba, esse imóvel é do exército, e não entra lá fácil assim não, a própria reportagem confirma isso quando diz: O engenheiro Paulo Roberto Magalhães, explica os desafios enfrentados durante a implantação do radar. “Em 12 meses concluímos as obras de infraestrutura, a instalação do radar, os testes de aceitação, a homologação e a integração do radar ao Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CT). O resultado obtido foi possível graças ao apoio incondicional do Comando Militar do Oeste do Exército Brasileiro, tanto na cessão da área para a instalação do equipamento, quanto na celeridade dos processos necessários”.

      Responder
  3. Sergio Cintra says:
    4 anos atrás

    Por que será que os traficantes estão aparecendo nas áreas do Acre e Rondônia?

    Responder
  4. GILBERT says:
    4 anos atrás

    Parabéns a todos que trabalharam na confecção do radar bem como na instalação e operação do mesmo

    Responder
  5. FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS says:
    4 anos atrás

    Realmente, o radar primário, em banda-L, com alcance de até 256 milhas náutica, denominada de LP23SSTNG, que foi derivado do STAR NG da Thales, é o resultado final do desenvolvimento em conjunto de especialistas brasileiros da Omnisys (subsidiária da Thales no Brasil) e da Thales Air Systems na França, é sem sobre de dúvidas um dos mais avançado na sua categoria no mundo, ele é todo montado no Brasil e com boa porcentagem de nacionalização nos componentes, que daqui são exportados para o mundo todo. Já o Radar Secundário RSM970S de controle é dual (militar/civil) e é também resultado desse desenvolvimento e opera no Mode S.

    Responder

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