Embraer C-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa é aprovado na revisão preliminar de projeto

C-390 Millennium

Por Garrett Reim

O primeiro Embraer KC-390 da Força Aérea portuguesa foi aprovado na revisão preliminar do projeto no início de julho, um ano depois de o país se tornar o primeiro cliente de exportação do tipo. Portugal encomendou cinco exemplares do transporte militar.

A Embraer está montando atualmente a primeira aeronave para o país, disse a fabricante no dia 5 de agosto. Anteriormente, a empresa disse que planeja entregar a primeira aeronave em fevereiro de 2023, com as outras quatro seguindo a uma taxa de uma por ano até fevereiro de 2027.

O único outro cliente firme do KC-390 é a Força Aérea Brasileira, que encomendou 28 unidades. O primeiro KC-390 foi entregue à Força Aérea Brasileira em setembro de 2019, com um segundo transferido em dezembro passado. O terceiro exemplar foi entregue em junho.

Atualmente, mais quatro aeronaves encomendadas do Brasil estão em montagem, uma das quais está programada para ser entregue antes do final de 2020.

Além de pedidos firmes para Portugal e Brasil, a Embraer tem cartas de intenções para mais 33 aeronaves. A Colômbia manifestou interesse em 12 aeronaves, a Argentina e o Chile em seis, a República Tcheca em duas e a empresa de serviços de aviação SkyTech em seis. Em julho, a Embraer disse à FlightGlobal que nenhuma das cartas de intenções do KC-390 havia sido convertida em venda.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile