Esquadrão HU-2: Terceiro H225M C-SAR (UH-15A) é transferido para o Setor Operativo

Em 26 de dezembro de 2018, na sede da HELIBRAS em Itajubá-MG, foi concluído o recebimento da aeronave Super Cougar N-7203, terceiro e último UH-15A (C-SAR) a ser recebido pela Marinha do Brasil no Programa H-XBR, totalizando o décimo H225M da Marinha.



Durante os voos realizados na sede da Empresa, a aeronave foi testada criteriosamente pela comissão de recebimento conforme os parâmetros previstos em manual, além de ter sido verificada toda a documentação de referência, sendo todos os resultados obtidos satisfatoriamente.

Esta aeronave foi especialmente projetada para se dedicar as operações de Combate SAR (C-SAR), além de todas as demais missões do UH-15. Esse tipo de missão tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil durante um conflito.

Para o cumprimento da missão, foram incorporados aos equipamentos do UH-15 básico o sistema EWS (Eletronic Warfare System), conjunto de equipamentos auxiliares de defesa responsáveis pela autoproteção periférica da aeronave.

O sistema Integrated Defensive Aids Suite (IDAS), fabricado pela Saab, é composto por sensores que trabalham alertando, com antecedência, as tripulações sobre ameaças de radares (RWR-Radar Warning Receiver), emissão laser (LWS-Laser Warning Subsystem) e mísseis hostis (MWS-Missile Warning Subsystem).

As aeronaves ainda contam com o Supressor de Radiação Infravermelho (JDD-Jet Dilution Device), dispositivo instalado na saída de gases do motor, com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, e também com o dispenser de contramedidas Chaff/Flare.

Outro equipamento exclusivo do UH-15A (C-SAR) é o PLS (Personnel Locator System), equipamento que permite a localização precisa das tripulações a serem resgatadas, sendo a troca de informações criptografadas, possibilitando segurança no cumprimento da missão.

FONTE e FOTOS: MB



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