Esquadrão japonês de F-35 pode ajudar a defender as Ilhas Senkaku reivindicadas pela China

Um F-35A da Força de Autodefesa Aérea do Japão voa sobre a Base Aérea de Misawa, Japão, Foto Brittany Chase

TÓQUIO – O Japão pode basear caças stealth F-35B Lightning II na parte sul do país, onde eles poderiam defender ilhas remotas que são reivindicadas pela China, de acordo com a mídia local.

A aeronave de decolagem curta e pouso vertical pode voar para fora da Base Aérea de Nyutabaru, na prefeitura de Miyazaki, informou o Kyodo News na segunda-feira, citando fontes governamentais anônimas.

Um porta-voz do Ministério da Defesa confirmou ao Stars and Stripes, em entrevista por telefone no mesmo dia, que a implantação dos caças está sendo considerada, mas nenhuma decisão foi tomada. Os porta-vozes do governo japonês normalmente pedem para não serem citados pelo nome.

Eventualmente, o Japão planeja adquirir 105 F35A, a versão convencional de decolagem e pouso do caça e 42 F-35B, que irão operar a partir dos porta-helicópteros Izumo e Kaga, que estão sendo atualizados para suportá-los.

Os aviões implantados estariam operacionais em 2024 e aumentariam as capacidades de defesa nas ilhas Senkaku, que são administradas pelo Japão, mas também reivindicadas por Taiwan e China, informou a Kyodo.

A aeronave realizaria exercícios ao lado de caças F-35B dos Fuzileiros Navais dos EUA da Estação Aérea dos Fuzileiros Navais de Iwakuni, na prefeitura de Yamaguchi, disse o relatório.

O secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou que os militares dos EUA responderiam a qualquer ataque as Senkakus, durante uma conversa telefônica em janeiro com seu homólogo japonês, o ministro da Defesa Nobuo Kishi.

Os caças stealth F-35A japoneses já estão posicionados na Base Aérea de Misawa, na prefeitura de Aomori, no nordeste do Japão.

Kishi se encontrou com o comandante das Forças dos EUA no Japão, tenente-general Kevin Schneider, e o comandante do 35º Fighter Wing, coronel Jesse Friedel, em Misawa, no sábado, disse a ala em um comunicado naquele dia.

O grupo discutiu maneiras de tornar suas forças aéreas imprevisíveis para adversários em potencial e a importância de Misawa como local privilegiado para o treinamento de pilotos japoneses em aeronaves de quinta geração.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile