EUA e China realizarão mais exercícios militares conjuntos

US Navy

Os Estados Unidos e a China concordaram em melhorar seu diálogo militar e realizar mais exercícios militares conjuntos, afirmou nesta sexta-feira o presidente chinês, Xi Jinping, em uma entrevista coletiva ao lado do presidente americano, Barack Obama. “Afirmamos inteiramente o progresso feito nos mecanismos de confiança entre as duas forças militares”, disse Xi. “Concordamos em aumentar o intercâmbio e os diálogos sobre políticas entre nossos militares em todos os níveis e incrementar o treinamento e os exercícios militares conjuntos”.

Xi também observou que ele e Obama concordaram que “o terrorismo é um inimigo comum da humanidade” e consequentemente vão “melhorar a cooperação contra o terrorismo bilateralmente e multilateralmente”.

O compromisso para expandir a cooperação militar segue dois Memorandos de Entendimento Sobre Medidas para Elevar a Confiança (CBMs, na sigla em inglês) que EUA e China assinaram em novembro de 2014.

Como parte dos CBMs, Washington e Pequim prometeram evitar confrontos militares na Ásia. Os CBMs estipulam que os dois países notifiquem um ao outro de grandes atividades militares, desenvolvimento de políticas e estratégias, e regras de combate em incidentes aéreos e marítimos.

FONTE: Sputnik

Sair da versão mobile