Por Luiz Padilha
Na manhã desta segunda-feira (19/12), ocorreu na Base Aérea de Anápolis (BAAN) a entrada em serviço dos novos caças F-39E Gripen, fabricados pela Saab.
Presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, a cerimônia contou com a presença da Embaixadora da Suécia no Brasil, Sra. Karin Wallensteen, pelo presidente e CEO da Saab, Sr. Michel Johansson, além de autoridades militares e civis.
Após a leitura da declaração tática, feita pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, o presidente e CEO da Saab disse:
“O início das atividades operacionais do Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB) é um dia extremamente importante, não só porque marca o início de uma nova era operacional para a FAB, mas também porque é o resultado de anos de muito trabalho em conjunto com a Força Aérea e com nossos parceiros industriais brasileiros Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech e nossas próprias subsidiárias no Brasil.
“O Brasil tem agora um dos caças mais avançados do mundo. Além disso, o Programa Gripen traz consigo o mais extenso programa de transferência de tecnologia em andamento no Brasil e é, definitivamente, o maior já feito por qualquer empresa sueca. Ele traz para a indústria de defesa brasileira o conhecimento para desenvolver, produzir, testar e manter um avançado caça supersônico. Estamos muito orgulhosos em sermos um parceiro estratégico do Brasil”, concluiu Johansson.
Os caças F-39E FAB 4103 e FAB 4104, pilotados respectivamente pelos Tenente-Coronel Gustavo Pascotto, Comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), e pelo Tenente-Coronel Ramon Lincoln Santos Fórneas, decolaram e fizeram um voo de apresentação, retornando à BAAN, onde, após taxiarem, receberam o tradicional batismo realizado por duas viaturas dos bombeiros da Base.
Na ocasião, o Comandante do 1° GDA concedeu, ainda na pista, uma rápida entrevista para a imprensa presente. Confira no vídeo abaixo:
Com o uso dos simuladores, o 1° GDA irá capacitar novos pilotos para a nova geração de caças que a Força Aérea Brasileira adquiriu.