F-X2: Oficiais da FAB visitam a Força Aérea Sueca e a Saab

FAB_F17

Um grupo composto por 15 Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), visitou a Força Aérea sueca, a Saab AB e a Defence and Security Export Agency (FXM). O objetivo do “Site Survey” da FAB foi de ver, e aprender, como a Força Aérea sueca (Flygvapnet) trabalha com Gripen.

A primeira parada foi no F7, o principal centro do sistema Gripen, que também é o centro de treinamento dos pilotos, incluindo os dos operadores estrangeiros. A conversa no F7 foi focada em voo, treinamento técnico, na manutenção e suporte das aeronaves.

Na sequência, ocorreu a visita ao F17, onde o grupo recebeu informações sobre exercícios concluídos com êxito, especialmente sobre a Operação Unified Protector (OUP), na Líbia.

A noite, durante um jantar no Museu da Força Aérea Sueca (Flygvapenmuseum), o Chefe da Força Aérea, Major General Micael Bydén, disse: “Estamos ansiosos para uma futura maior cooperação entre os nossos países e das nossas respectivas forças aéreas”.

Na quinta-feira, o grupo brasileiro visitou a Saab, em Linköping, focando na manutenção e no Gripen NG e na sexta, seguiu para Estocolmo, onde se reuniu com representantes da FXM (Defence and Security Export Agency), encerrando a visita.

Sair da versão mobile