Marinha e Stella Tecnologia assinam MoU para avaliação de SARP-E para operar no NAM ‘Atlântico’

Por Guilherme Wiltgen

No dia 18/08, a Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), e a empresa brasileira Stella Tecnologia assinaram um Memorando de Entendimento para avaliação de um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado Embarcado (SARP-E) com capacidade de operar a partir do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140).

O SARP Albatroz foi desenvolvido pela Stella Tecnologia visando justamente a operações embarcada em navio aeródromo  ou a partir de pistas não preparadas. Após estudar as características do convôo do Capitânia da Esquadra, a Stella desenvolveu o SARP-E com um trem de pouso com bequilha dupla e um dispositivo de parada para pouso a bordo.

A bequilha dupla foi pensada e desenvolvida pela Stella para que durante a decolagem e o pouso, o SARP-E não venha a perder o controle ao passar pelas buricas no convoo.

O Albatroz possui 7 metros de envergadura, 4 metros de comprimento e autonomia para operar por 25 horas.

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