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Home Aviação

Primeiro embarque do Turbo Tracker da ARA no NAeL ‘Minas Gerais’

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
27/11/2012 - 12:20
em Aviação
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A exatos 19 anos, em 27 de novembro de 1993, foi realizado o primeiro exercício de “Toque e Arremetida”, pouso enganchando e decolagem de uma aeronave Grumman S-2T Turbo Tracker, da Armada Argentina (ARA), a bordo do saudoso NAeL Minas Gerais (A 11), durante o exercício “ARAEX I”.

A aeronave que realizou este pouso histórico foi o 0702/2-AS-23, pertencente a Escuadrilla Aeronaval Antisubmarina.

Este exercíco foi realizado alguns dias antes da aeronave ser formalmente recebida pela Aviación Naval argentina.

FOTOS: Armada Argentina

Tags: ARAArmada ArgentinaGrumman TrackerMarinha do BrasilNAeL Minas Gerais (A-11)S-2 TrackerS-2T Turbo Tracker
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Comentários 7

  1. Marco says:
    8 anos atrás

    Senhores ao compararmos o Minas Gerais ao ARA 25 de Mayo na época notaremos que são da mesma classe Colossus Inglesa mas na ala aérea a coisa fica muito diferente… O ARA 25 de Mayo embarcava, Super Entendart, A4Q, Trackers e Sea Kings, as vezes numa mesma missão já foram vistas todas estas aeronaves lotando seu deck. Nas Malvinas foi provado que era um Porta Aviões completo a pressão da presença de seus Skyhawks e Trackers motivaram o afundamento do ARA Belgrano que se retirava ao sul.
    Os Ingleses simplesmente não tinham uma aeronave de ataque com a autonomia do A4Q Skyhawk nem aeronaves de reconhecimento com a persistência do Tracker.

    Responder
  2. Marco says:
    8 anos atrás

    Prezados;

    Esses Trackers foram fundamentais para a sobrevivência do GT do Navio Aerodromo 25 de Mayo nas Malvinas, o Tracker matricula 2-AS–23 no dia 01 de maio às 15:30 localizou diversos contatos de superfície a leste que seriam pesqueiros e também unidades da frota Inglesa, naquele mesma noite outro Tracker matricula 2-AS-26 confirmou um contato grande e três médios e recebendo sinais de interferência eletrônica podendo identificar os contatos, o Tracker chegou a apenas 38 milhas do contato mais próximo de forma que ao confirmar as emissões entrou em manobra evasiva para evitar interceptação ou ataque por mísseis, as frotas estavam a 200 milhas de distância uma da outra, no 25 de Mayo foram preparados 6 A-4Q com 4 bombas de 500 libras cada para um ataque a frota Inglesa ao amanhecer, no dia seguinte não havia vento suficiente para o lançamento dos A-4 nesta configuração, os Ingleses confirmando as emissões do Tracker enviaram um Harrier em missão de reconhecimento, esse Harrier foi iluminado pelo Destroyer Type 42 argentino Hercules que não disparou seu Sea Dart por falha do mesmo, os Ingleses sabendo o que viria pela manhã moveram rapidamente sua frota para o leste e com o afundamento do Belgrano ao sul foi dada o ordem de debandada das FT´s argentinas.
    Paralelamente ao ataque do Sub Nuclear Inglês Coqueror a força tarefa argentina ao Sul da Malvinas (afundando o Belgrano), foi demandado aos Subs Nucleares e convencionais o ataque a força tarefa argentina ao Norte capitaneada pelo 25 de Mayo (FT79) essa ação foi frustrada pelos Trackers que plantaram uma trilha de sonobóias e chegaram a atacar um Sub Inglês, o Tracker matricula 2AS 24 apoiado pelo Sea King matricula 2H-231 atacou no dia 5 de maio provavelmente o HMS Onix com um torpedo MK-44 MOD 1 que supostamente não detonou.
    Essas aeronaves depois ficaram monitorando a frota Inglesa desde bases aéreas no continente em vôs para lá de arriscados, nunca foram interceptados pelos Harriers,

    Responder
  3. Joaquim Mitchel says:
    10 anos atrás

    O primeiro “turbo tracker” a embarcar no A11 foi um P16H!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      10 anos atrás

      Joaquim Mitchel,
      Se observar bem o título e o texto, trata-se do primeiro embarque do Turbo Tracker da ARA (Armada Argentina) no NAeL Minas Gerais e não o primeiro embarque de um Turbo Tracker., que então serio o 7036 (P-16H), que realizou seus testes iniciais entre 21 e 22.03.91.
      Abraços,

      Responder
  4. Eduardo Lima says:
    10 anos atrás

    Como está o processo de upgrade e recebimento do lote ( quantos? ) de S-2 pela MB?
    Certamente, mebora ultrapassados tecnologicamente, certamente como treinador e com atualização dos sistemas de bordo, podem atuar de maneira satisfatória para esquadra?
    Forte abraço aos editores de DAN.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      10 anos atrás

      Eduardo Lima,
      Por enquanto, a MB está conduzindo o processo do KC-2 Turbo Trader (C-1A Trader ex-USN) na Marsh Aviation.
      Estas aeronaves serão utilizadas como COD/AAR a serviço da Esquadra brasileira.
      Abraços,

      Responder
    • Lucas Lasota says:
      10 anos atrás

      Nesse site tem algumas fotos da etapa que está a modernização dos Traders
      http://www.s2ftracker.com/braziltraders.htm

      Responder

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