Primeiro voo do novo helicóptero AEW Merlin Crowsnest

Helicóptero AEW AW101 Merlin Crowsnest da Royal Navy



Por Julio Maíz Sanz

Um Merlin HM2, primeiro helicóptero equipado com sensor de Crowsnest da Thales UK, fez seu primeiro vôo na fábrica da Leonardo em Yeovil, Inglaterra, onde foi fotografado em 3 de março. Este sistema, será os olhos e ouvidos do novo porta-aviões da Marinha Real (Royal Navy) HMS Queen Elizabeth” ou QEC (Classe Queen Elizabeth), e irá recuperar a capacidade de alerta aéreo antecipado ou AEW (Airborne Early Advertência ), além do ISTAR (Inteligência,Vigilância, Aquisição de Alvo e Reconhecimento) fornecido pelos helicópteros Sea King ASaC7.

Com o novo Crowsnest, o 849 NAS (Naval Air Squadron) da Royal Navy Fleet Air Arm , o esquadrão se rejuvenesce após a baixa oficial dos Sea king ASaC7 em setembro de 2018. O NAS, no entanto, continuou a voar com estes equipamentos veteranos para manter as capacidades dos operadores de sistemas.

Merlin HM2 Crowsnest

Este protótipo Merlin Crowsnest (carregando ZH831 série militar britânico) fez seu vôo de teste com o seu grande sensor, chamado de “Bagger”. Thales UK Crowsnest é uma versão evoluída do radar searchwater 2000 que equipou o Sea King ASaC7, e foi projetado para varrer em direção aos alvos aéreos e de superfície, no entanto também é capaz de captar alvos pequenos movendo-se tanto em terra como na água. Além disso, este sensor moderno, que combina as capacidades do equipamento de sensores táticos Cerberuse.

Os planos da Marinha Real é ter dez desses sistemas, que são basicamente o Merlin HM2 da Agusta Westland da Marinha Real (agora Leonardo) versão AW101 que será modificado para a categoria Crowsnest a um custo de 269 milhões de libras. Este contrato foi ganho por um consórcio de empresas (Lockheed Martin, Thales Reino Unido e Leonardo helicópteros), e está sendo fabricado nas plantas das empresas no Reino Unido em: Havant, Crawley e Yeovil.

FONTE: Defensa.com

 TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



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