Saab realiza corte de metal para o primeiro Gripen E de testes

Gripen D decolando em Linkoping
Gripen D decolando em Linkoping

A Saab anunciou o corte de metal para a primeira de três aeronaves Gripen E de testes, informando ainda que, voou pela primeira vez uma aeronave demonstradora biplace, já com o radar AESA (active electronically scanned array) do padrão de produção.

Falando durante a Paris Air show nesta quarta-feira, o chefe da divisão aeronáutica da Saab, Lennart Sindahl, disse que o marco do corte de metal do primeiro Gripen E de testes, foi realizado recentemente nas instalações da empresa em Linköping, na Suécia, envolvendo também a antepara destinada ao radar, designada JAS 39-8. O primeiro voo está programado para acontecer em 2015 e na sequência, o das duas outras aeronaves de testes da versão E.

A fase de demostração, que utiliza um Gripen D modificado, avançou no início do mês de junho para sua quinta fase de atividades, com a aeronave voando com um HUD digital, novo sensor de busca e acompanhamento infravermelho e o radar Selex ES-05 Raven AESA instalado.

ES-05 Raven AESA

“Realizamos os primeiros voos de testes da Fase 5 e esse avião está fazendo um grande trabalho de desenvolvimento”, disse Sindahl, complementando: “Estamos bem à frente e com todos os sistemas (do Gripen E) no ar. Me sinto bastante confiante com relação aos riscos deste programa”.

As entregas da nova geração do Gripen estão agendadas para iniciar em 2018. A Suécia está comprometida em adquirir 60 aeronaves da versão avançada e a Suíça, está em fase avançada de aprovação do acordo para a compra de 22 caças.

Sindhal disse tambem que a Saab iniciou estudos para configurar o Gripen E com opção não tripulada. Um exemplo de uso do sistema poderia ser o de reconhecimento de grande alcance, além das possibilidades dos caças tripulados, tendo em vista que estes possuem limitações devido a necessidade de se ter cobertura C-SAR (Combat-SAR), com helicópteros para o caso de resgate de seu tripuante.

“Nós temos muitas ideias, mas não queremos iniciar esta jornada sózinhos. Precisamos ter um parceiro para nos apoiar da melhor forma possível”, concluiu o executivo da Saab.

FONTE: Flightglobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aerea & Naval

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