Grupo palestino Hamas lança ataque contra Israel

Israel e o Hamas parecem estar à beira de outro conflito após um ataque surpresa neste sábado envolvendo operações aéreas, marítimas e terrestres, iniciadas pelo grupo palestino da Faixa de Gaza. Israel respondeu com um pesado bombardeio ao enclave costeiro bloqueado.

O que aconteceu e quando?

Onde ocorreram os ataques?

Quantas vítimas em Israel e na Palestina?

Por que o Hamas atacou Israel?

O que o governo israelense está dizendo?

Quais são as novidades no terreno?

Quais são as reações internacionais até agora?

  • O governo checo condenou o Hamas por lançar “ataques terroristas” contra o tradicional aliado de Praga, Israel.
  • O chefe das relações exteriores da União Europeia, Josep Borrell, expressou solidariedade a Israel.
  • O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês disse que a França condenou os “ataques terroristas em curso contra Israel e a sua população” e que a França expressou a sua total solidariedade com Israel.
  • O Reino Unido “condena inequivocamente” um ataque surpresa do grupo palestino Hamas a Israel no sábado, disse o secretário de Relações Exteriores, James Cleverly.

  • O Egito alertou sobre “graves consequências” de uma escalada em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores divulgado pela agência de notícias estatal no sábado. Apelou a “exercer a máxima contenção e evitar expor os civis a maiores perigos”.

  • O grupo libanês Hezbollah emitiu um comunicado no sábado dizendo que estava acompanhando de perto a situação em Gaza e que estava em “contato direto com a liderança da resistência palestina”.
FONTE : AL JAZEERA e Agências de Notícias
Sair da versão mobile