A IAI fornece primeiro Multi-Mission Radar para a República Tcheca

A Israel Aerospace Industries (IAI) forneceu à República Tcheca, por meio de seus parceiros tchecos RETIA e VTU, o primeiro Multi-Mission Radar (MMR), como parte de um acordo assinado em dezembro de 2019 pelos Ministérios da Defesa dos dois países.

O radar, que é operacional e comprovado em combate, fornece recursos de vigilância e defesa para clientes em todo o mundo e é integrado aos sistemas da OTAN. Ele é capaz de detectar, classificar ameaças e fornecer aos sistemas de armas os dados necessários para neutralizar essas ameaças simultaneamente. Graças aos recursos avançados de rastreamento do sistema, o radar fornece consciência situacional precisa e confiável, que inclui a detecção e identificação de alvos com baixa assinatura.

O MMR pode lidar simultaneamente com várias missões, incluindo defesa aérea contra aeronaves, UAV e drones, artilharia contra alvos inimigos, além da identificação e localização de lançamentos de foguetes, artilharia inimiga e morteiros, enquanto localiza o lançamento e a posição de acerto esperada, e controlar mísseis interceptadores lançados contra essas ameaças. O MMR é o ‘cérebro’ do Sistema de Defesa Aérea e de Mísseis Barak MX de Israel, o Iron Dome e o David’s Sling, e até hoje mais de 150 desses sistemas foram vendidos para clientes em todo o mundo.

Yoav Tourgeman, vice-presidente da IAI e CEO da ELTA, disse que “Trabalhando em conjunto com nossos parceiros tchecos locais, a IAI se orgulha de fornecer ao Ministério da Defesa tcheco esses sistemas avançados de radar no prazo e de acordo com o cronograma do projeto. Apesar dos desafios dos últimos dois anos, durante a pandemia do COVID-19, as equipes do projeto, tanto em Israel quanto na República Tcheca, conseguiram cooperar com sucesso, mantendo-se comprometidas com o objetivo da produção conjunta. O radar, que agora foi fornecido à República Tcheca, é capaz de identificar e classificar simultaneamente centenas de alvos, realizar a identificação de plataformas não tripuladas, mísseis, foguetes e outras novas ameaças na área operacional. Acreditamos que a capacidade do sistema de se integrar aos sistemas da OTAN trará uma nova era de operações para o Ministério da Defesa tcheco”.

FONTE: IAI

Sair da versão mobile