Brasil e Colômbia vão criar um novo barco para patrulhar a Amazônia

Na elaboração dos novos barcos de patrulha, a Cotecmar colombiana usará a experiência adquirida com a construção da polivalente Patrullera de Apoyo Fluvial Pesada.

A unidade tem 40,3 m de comprimento por 9,5 m de largura. Seu deslocamento é de 373 toneladas. Desenvolve velocidade de 9 nós. Sua autonomia é calculada em 12 dias. Ela é adaptada para operações de guerra centrada em rede (NCW), apoio logístico e de operações aéreas orgânicas, graças a operação de helicóptero embarcado (por exemplo, um Bell 212).

Lancha de Patrulha Fluvial Pesada

Os ministérios de defesa dos dois países concordaram com a participação da colombiana Cotecmar e a brasileira Emgepron, que vão projetar e construir um barco de patrulha protótipo chamado de Buque Patrullero Amazônico (BPA). Para o trabalho de construção, os colombianos vão usar a experiência adquirida com o projeto da polivalente Patrullera de Apoyo Fluvial Pesada.

Os BPA serão usados ​​para patrulhar a Amazônia, no combate ao tráfico de drogas e armas por grupos criminosos locais e grupos armados. Hoje as forças de segurança de ambos os países tem um grande desafio para patrulhar seus vastos rios. As atividades anteriores da Colômbia incluem a compra de hovercrafts série GH-2000TD, da British Griffon Hoverwork (Colômbia usa GH-2000TD, 2013/10/31), que vêm se mostrando muito eficazes.

Lancha de Patrulha Fluvial LPR-40

Para o Brasil, a introdução em serviço do BPA não será a primeira experiência no uso de barcos de patrulha colombianas. As forças armadas brasileiras adquiriram nos últimos anos, quatro unidades do tipo Lanchas Patrulleras de Río (LPR-40), que serão operados pela marinha e o exército daquele país (Primeira LPR 40 já no Brasil, 2013/09/25).

FONTE: altair.com.pl

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