Como a Saab implementa a tecnologia do futuro no Gripen



Usando inteligência artificial, fabricação aditiva (impressão 3D) e realidade mista (realidade aumentada) para o desenvolvimento e produção de Gripen, e realidade virtual para fins de treinamento, são algumas das implementações tecnológicas em curso a Saab para Gripen. Durante o Seminário Gripen de 2019, Lisa Åbom, Diretora de Tecnologia, Área de Negócios, Aeronáutica da Saab, fez uma apresentação detalhada sobre como essas tecnologias mais recentes são implementadas na fabricação do Gripen hoje.

Inteligência artificial – IA

De acordo com Lisa, a função básica da IA é que ela usa uma grande quantidade de dados, processa-a por meio de um algoritmo para fornecer uma resposta. A Saab usa IA durante a fase de design e produção. A IA também é adequada para reconhecimento de imagem e pode fornecer suporte tático aos pilotos para tomar decisões corretas. “Por exemplo, coletamos informações de diferentes sensores que temos na aeronave, aplicamos um algoritmo e conseguimos prever o nível de combustível em um dos tanques (sem usar um sensor de combustível). Desta forma, com a ajuda da IA, podemos usar diferentes tipos de informação para deduzir as informações que nos interessam”, diz Lisa.

Fabricação de aditivos

A manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D, atualmente é usada para produzir as partes mais básicas e mais complicadas do Gripen. Por exemplo, a impressão 3D pode ser usada para otimizar o design, para remover o peso de determinada peça da estrutura ou para fazer pequenas alterações específicas. O que é realmente legal em aditivos é que você pode adicionar funcionalidades ao material. Por exemplo, uma estrutura pode ser combinada com uma parte de banco de carga que tenha propriedades elétricas ou ópticas. “Já estamos pilotando o Gripen E com peças produzidas com manufatura aditiva”, acrescenta Lisa.

Realidade mista ou realidade aumentada

Os operadores da Saab usam a realidade aumentada para obter instruções de produção ou operação passo a passo nos óculos de proteção. Estes óculos de proteção também são úteis para “orientação remota”, onde os operadores podem, por vezes, procurar ajuda remota de outros operadores sempre que necessário.

Realidade virtual 

A realidade virtual pode ser usada para melhorar a experiência de treinamento. Quando os pilotos executam uma simulação durante o treinamento, a realidade virtual ajuda a obter um cenário de treinamento muito mais realista.

“Estamos em uma jornada emocionante para o futuro. Há tantas novas tecnologias, tanto em nossa área quanto no mundo externo, e será importante que fiquemos de olho nelas e também as desenvolvamos com nossos clientes, fornecedores e parceiros”, concluiu Lisa.

FONTE: Gripen Blog
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



Sair da versão mobile