Embarcações da Marinha do Brasil poderão ser construídas no Polo Naval de Manaus, diz comandante do 9º DN

Alte Frade

As embarcações da Marinha do Brasil poderão passar a ser construídas no futuro Polo Naval de Manaus. Foi o que revelou, nesta sexta-feira (12), ao governador Omar Aziz (PSD), o comandante do 9º Distrito Naval, almirante Antônio Carlos Frade.

O comandante Frade, foi recebido pela manhã, por Omar, no gabinete do governador, na Sede do Governo do Estado. A visita foi para apresentar o almirante Domingos Sávio, que vai assumir o comando do 9º Distrito Naval, e também convidar o governador para a solenidade de troca de comando, que acontece na próxima terça-feira, às 10h.

Na ocasião, o almirante Frade, que deixa o comando do 9º Distrito Naval para assumir um novo cargo em Brasília (DF), revelou ao governador os planos da Marinha para mudar o local de construção de suas embarcações, de Fortaleza (CE) para Manaus, a partir da implantação do Polo Naval, que está sendo planejado para a capital amazonense.

Acompanhado do vice-governador José Melo (PMDB) e da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), Omar reafirmou o compromisso, tanto do Governo Estadual quanto do Federal, em relação à implantação do Polo Naval. “Falei com a presidente Dilma sobre o Polo Naval e ela gostou da ideia, principalmente porque o principal meio de transporte na nossa região é a embarcação”, observou o governador.

Segundo o almirante Antônio Carlos Frade, a criação do curso de Engenharia Naval na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), anunciado pelo governador, também é considerada determinante para os planos da Marinha. “A instalação do Polo Naval, que vai trazer tecnologia de ponta para os estaleiros regionais, e o curso de Engenharia Naval serão de extrema importância para todos nós”, frisou.

Sair da versão mobile