Eslováquia pode considerar a compra do Gripen ao invés do leasing

GripenC_16

De acordo com o ministro da Defesa, Peter Gajdos, a Eslováquia pode decidir por comprar caças Gripen, em vez de realizar o leasing da Saab. Para isso, o governo tem mantido conversas com a Saab sobre o Gripen, visando a substituição de seus antigos caças Mig-29, de fabricação russa.

É esperado a assinatura do acordo “Joint Sky” entre a Eslováquia e a República Checa para este ano, que inclui a cooperação bilateral entre os dois países para salvaguardar os seus céus. A forma final do acordo decidiria também a escolha, por parte da Eslováquia, da aeronave que vai assegurar a sua defesa. A República Checa já opera uma frota de caças Gripen.

Membros da OTAN, o acordo “Joint Sky” permitirá aos dois países compartilharem os custos de manutenção e treinamento de seus pilotos. Segundo uma matéria publicada pelo jornal Prague Daily Monitor, o ministro da Defesa tcheco, Martin Stropnicky, disse que, no caso da Eslováquia se decidir pelo Gripen, seus pilotos vão poder utilizar o centro de treinamento especializado na República Checa.

Sair da versão mobile