EURONAVAL – BAE e seu novo conceito de canhão naval de 40mm

BAE Systems deve iniciar os testes no mar de seu novo sistema de canhão naval Bofors40 Mk4, na Suécia.

E falando na Euronaval, em 23 de outubro, Ulf Einefors, diretor de sistemas integrados da BAE Systems Weapons Systems and Support, explicou que o novo sistema é baseado no projeto do canhão Bofors 40mm, porém com uma redução de 40% no seu volume, peso e custo.

“Estamos basicamente falando de um design dos anos 70 e 80, que nós troxemos para o século 21”, disse Einefors. “O que nós decidimos fazer a alguns anos atrás era integrar a nova tecnologia. Estamos assistindo a um monte de mudanças no tipo de missão”.

O teste de mar será realizado ao norte de Gotemburgo, na Suécia, e complementará o teste de terra, que foi iniciado no ano passado e terminou agora em setembro.

O sistema está sendo instalado no HMS Jagaren em cooperação com a Swedish Defence Material Administration (FMV) e com a Marinha sueca.

Todas as munições L/70 40mm podem ser usadas no novo sistema, que tem uma cadência de disparo entre 30 e 300 tiros por minuto. Sem munição, o sistema pesa menos de 2.300 kg, em comparação com o antigo Bofors que pesava cerca de 4.000 kg.

Se os testes continuarem a ser um sucesso, a empresa planeja reduzir também o tamanho, peso e o volume de sua variante 57mm, assim como fez com o de 40mm.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile