Nessa sexta-feira (18) foi realizada, no Complexo Militar de Cecchignola, a cerimônia de entrega do primeiro MBT Ariete modernizado, conhecido como “C2”, ao Exército Italiano.
Esse é o primeiro dos 90 veículos que serão modernizados para atender às atuais necessidades operacionais do Exército, cujo programa também inclui a aquisição de suporte logístico de dez anos para todos os veículos.
A atualização do Ariete inclui diversas melhorias relacionadas à mobilidade, letalidade e sistemas de Comando e Controle. A potência do motor foi aumentada, um sistema de injeção controlada eletronicamente foi adotado e o sistema supercharged foi atualizado.
A potência do motor aumentou em 20%, atingindo 1500 HP, e o aumento significativo no torque em baixas rotações permitiu um desempenho melhor nas manobras. O aumento do peso do veículo, da potência e do torque do motor também exigiram uma atualização significativa na caixa de câmbio e na transmissão final.
O sistema de frenagem foi substituído por um mais avançado e eficaz, que também solucionou problemas de obsolescência relacionados a uma cadeia de suprimentos no exterior. As esteiras do Ariete C2 foram substituídas por um modelo desenvolvido especificamente para garantir maior mobilidade e com redução significativa na vibração, em comparação com outras plataformas.
Maior interoperabilidade, precisão e segurança são garantidas pela nova torre, que integra sistemas de última geração que a tornam equivalente aos tanques de última geração.
Os servos hidráulicos foram substituídos por sistemas de acionamento elétrico mais confiáveis e de alto desempenho, o sistema de controle de tiro foi completamente substituído por um de controle de tiro digital, graças a experiência adquirida no Centauro II, que integra optrônicos digitais estabilizados equipados com câmeras de TV e infravermelho de última geração.
A interoperabilidade do tanque Ariete C2 foi garantida pela introdução do novo sistema de Comando e Controle C2D N EVO e dos vetores de comunicação SDR (Rádio Definido por Software) de quatro canais e satélite que interagem com modernos sistemas de intercomunicação digital.
As estações do comandante e do artilheiro foram redesenhadas para garantir a máxima ergonomia e são baseadas em interfaces homem-máquina, equipadas com telas multifuncionais. Já a estação do piloto foi significativamente atualizada graças à introdução de um novo painel digital que também integra a interface de navegação, interconectado com o sistema de Comando e Controle, enquanto a segurança da tripulação é confiada a um novo sistema de combate a incêndio e antiexplosão.
O programa de modernização do Ariete permitiu à indústria de defesa italiana reconstruir a expertise estratégica no setor de veículos sobre esteiras e permitirá ao Exército Italiano implantar a capacidade blindada necessária dentro do prazo exigido e garantir a continuidade adequada entre os sistemas atualmente em serviço e aqueles que serão objeto de aquisições específicas no futuro.
Investimentos industriais realizados, e em andamento, estão levando a um aumento constante na capacidade industrial relacionada ao programa Ariete, o que será crucial para que a Itália alcance o nível necessário de dissuasão previsto nos próximos três a cinco anos.
FONTE: CIO – Consórcio Iveco-Oto Melara