Por Guilherme Wiltgen
O terceiro protótipo do cargueiro KC390, foi flagrado hoje nas instalações da Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto/SP.
O moderno avião de transporte multi-missão de médio porte, é uma opção avançada para substituir antigas aeronaves de médio porte.
Ele foi projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, ao mesmo tempo em que apresenta o menor custo de ciclo de vida do mercado e a capacidade de executar múltiplas missões, como transporte e lançamento aéreo de tropas e cargas, busca e salvamento (SAR), evacuação médica, reabastecimento aéreo (asa fixa e rotativa) e combate a incêndios.
Em função do incidente com o PT-ZNF, protótipo 001, e do esforço para minimizar o potencial impacto na campanha de certificação militar, a FAB concordou em disponibilizar a aeronave 003, a primeira da produção seriada, para a Embraer usá-la na conclusão da campanha de ensaio em voo, juntamente com o protótipo 002.
A entrada em serviço do KC-390 na FAB, anteriormente prevista para o final de 2018, ocorrerá agora com a entrega da segunda aeronave de série (004), em 2019.
FOTOS: Alberto Semedo/ Aviação na Web
Por definição não é um protótipo.
Será usado em alguns testes, mas não faz dela um protótipo.
Olá pessoal, o que fizeram com a unidade que sofreu acidente?
Esta é a pergunta que os “spotters” e os “especialistas” não respondem. Os primeiros, nem ao menos, tem fotos do local aonde o KC-390 PT-ZNF parou depois do incidente; e, os segundos, fazem “vista grossa”, como se nada tivesse acontecido. Se assim fizessem, ao menos, saberíamos o dito se encontra no mesmo local, se foi “canibalizado””, ou se encontra em processo de “retrofit”. Rodney, quem irá desvendar o mistério: Quem sabe do KC-390 PT-ZNF?
Parabéns pelo furo. Maravilha!!!! Que continuem os testes e que venham mais!!!
Um belíssimo avião, veremos se essa manobra de aquisição da Embraer pela Boeing sirva pelo menos para catapultar as vendas dessa fera ou se vá servir justamente do contrário que é matar o projeto no ninho para eliminar concorrente
Topol, se fosse a Lockheed, que é quem fabrica o C-130, o KC-390 vai ser o maior concorrente dele e não da Boeing.
Essa foto está com cara de montagem…
Não é não. Foi feita por um amigo a 2 km de distância.
Adriano,
Não é, e o nome do autor da foto está aí, é um spotter amigo nosso…
Excelente avião de baixo custo operacional !!!
Caro Wiltgen, respeitosamente, há uma contradição entre o título que o identifica como protótipo e o texto que diz que ele é o 1º de produção seriada. O fato da FAB tê-lo cedido provisoriamente não o transforma em protótipo. Abs.
Permita-me discordar…
Protótipo é toda a aeronave que voa ANTES da Certificação técnica de uma aeronave…
O KC-390 ainda não é uma aeronave CERTIFICADA.
Como esta aeronave vai voar e participar dos testes da Campanha de Certificação passou a ser SIM um protótipo.
SE nada de errado for encontrado na campanha de certificação as demais aeronaves da produção seriada serão iguais a ela.
SE para os testes de certificação que ela participará ela precizar de MODIFICAÇÕES ela será modificada.
SE algo de errado for encontrado na Campanha de Certificação (TOC, TOC) que precise ser modificado nas aeronaves de produção suas demais 27 irmãs de produção (e ela mesma mais tarde) precisarão ser modificadas e ela será (de fato e de direito) um protótipo do KC-390 …
Sacou ? : )
Aliás a RIGOR a USAF e aliados tem a mais extensa frota de PROTÓTIPOS do mundo com próximo de 330 aeronaves F-35 Ligthining II todos ainda com a fase de desenvolvimento e certificação em aberto…
INCLUSIVE outros países como UK, Itália, Holanda, Noruega, Japão, Australia e Turquia (?)…
É um caça “introduzido” em serviço com IOC forçado a barra…
Esta é uma boa notícia, testes continuam, FAB, abre mão receber 2018, para certificar toda aeronave, passa receber a partir 2019, aí começaram vendas para outras nações, por que realmente acreditaram no projeto.