Filipinas se prepara para implantar OPV no Oriente Médio para possíveis evacuações

A Guarda Costeira das Filipinas (PCG – Philippine Coast Guard) está se preparando para enviar seu recém recebido Ocean Patrol Vessel (OPV), de 84 m de comprimento, ao Oriente Médio para ajudar na possível evacuação de cidadãos das Filipinas da região.

A embarcação, BRP Gabriela Silang, foi entregue pelo estaleiro francês OCEA ao PCG em dezembro de 2019 e suspendeu de Saint-Nazaire, França, para sua primeira viagem em 30 de dezembro de 2019 e está atualmente atracada em Malta.

Inicialmente, o OPV estava programado para chegar às Filipinas em 10 de fevereiro, mas “no entanto, como dirigido pelo secretário de Transportes Arthur Tugade como parte da preparação do governo nacional para ajudar [trabalhadores filipinos no exterior] que possam precisar de desembaraço imediato, a chegada da BRP Gabriela Silang foi interrompida por uma causa maior”, disse o Departamento de Transportes das Filipinas.

O BRP Gabriela Silang, e seus 35 tripulantes, estão agora se preparando para navegar para Dubai ou Omã, onde ajudará na evacuação de cidadãos das Filipinas que gostariam de sair, mas não conseguem garantir uma passagem para casa, acrescentou o departamento.

O OPV é alimentado por motores a diesel MTU 16V 4000 M73 e tem uma velocidade máxima de 22 nós, com um alcance de 8.000 MN a 12 nós. Para operações regulares, a embarcação pode acomodar uma tripulação de 40 pessoas, com 26 espaços adicionais para tripulação específica da missão.

De acordo com números adicionais fornecidos pelo DOTr em 8 de janeiro, o OPV também pode transportar cerca de 500 evacuados. A PCG enviará 18 tripulantes adicionais para ajudar a tripulação pioneira da embarcação na missão de evacuação, acrescentou o referido departamento.

Sair da versão mobile