Fragatas da Classe Horizon da França e da Itália receberão MID-LIFE UPGRADE (MLU)

A OCCAR, organização conjunta de cooperação armamentista, concedeu à Navirisà Eurosam um contrato para a reforma de meia-vida das fragatas da classe Horizon, da França e da Itália. Os dois fabricantes trabalharão em estreita colaboração com suas empresas acionistas, Fincantieri e Naval Group para a fragata, MBDA Itália, MBDA França e Thales para a nova geração do sistema antiaéreo principal PAAMS e radar de longo alcance LRR.

O valor do contrato Naviris e Eurosam é de 1,5 bilhões de euros. Mais detalhadamente, a Naviris irá finalizar nos próximos dias os contratos de outsourcing, incluindo o da Fincantieri, que terá um valor de 211 milhões de euros e constitui uma transação material com uma parte relacionada, definida de acordo com a regulamentação aplicável nesta matéria.

Com este programa de renovação, as fragatas da classe Horizon, se beneficiará de uma modernização de ponta, em paralelo com a melhoria das suas capacidades antiaéreas. Os novos sistemas de armas e o sistema de comando e controle associado, bem como os conjuntos de guerra eletrônica, oferecerão o mais alto nível de desempenho contra as ameaças mais avançadas. Para a defesa antiaérea, a nova geração do sistema antiaéreo PAAMS e do radar de longo alcance Smart-L RR, é um desenvolvimento muito significativo. O novo sistema será capaz de neutralizar as ameaças previsíveis para a próxima década, como mísseis hipersônicos e balísticos, mísseis skimming supersônicos, mísseis de cruzeiro com hipervelocidade, drones aéreos e manobras de aeronaves, inclusive em cenários de ataque de saturação.

Damien Raby, Diretor Executivo da Naviris, e Enrico Bonetti, Diretor de Operações, especificam por ocasião desta assinatura: “Estamos muito orgulhosos com essa conquista. O contrato assinado é fruto de uma parceria com o nosso parceiro Eurosam, e com os nossos clientes, OCCAR, a quem agradecemos sinceramente pelo trabalho realizado, SegreDifesa e DGA. Começou com a alocação de estudos de viabilidade que ajudarão a fortalecer a execução do programa. Este contrato marca um passo importante para a Naviris, permitindo-lhe demonstrar a sua capacidade para realizar um programa multinacional. Também reforça o papel da joint venture como centro de gravidade na cooperação entre Fincantieri e Naval Group e também a parceria entre Leonardo e SIGEN (ELT e Thales)”.  ​

Eva Bruxmeier, gerente geral da Eurosam, lembra que “o sistema PAAMS e o radar Smart-L RR de longo alcance, que equipam as quatro fragatas francesas e italianas, foram implantados com sucesso em todo o mundo por mais de 15 anos em sinergia com o sistema PAAMS e Smart-L RR – UK, implantado nos seis destróiers Type-45. Esta nova geração de sistema, desenvolvida e produzida pela Eurosam via MBDA France, MBDA Italia e Thales e integrada em fragatas pela Naviris, se beneficia de um míssil mais eficiente, Aster Block 1 NT, um lançador melhorado, dois novos radares AESA, o KRONOS® Grand Naval da Leonardo e o SMART-L MM/N da Thales, e um novo sistema de comando e controle equipado com uma arquitetura de software aberta”. 

As fragatas Horizon foram inicialmente construídas entre 2000 e 2010 como parte de um programa conjunto implementado pela Fincantieri e pelo Naval Group, com o objetivo de fornecer às Marinhas francesa e italiana navios inovadores, equipados com capacidades antiaéreas de alto desempenho. O sistema PAAMS e o radar de longo alcance Smart-L RR foram desenvolvidos e produzidos sob a égide da Eurosam, para as quatro fragatas da classe Horizon.

Fragata Chevalier Paul

Principais características das fragatas Horizon

Este tipo de navio destina-se a realizar diferentes missões, que incluem operações de alta intensidade, com tripulação reduzida. Adaptadas para combater na linha de frente, as fragatas Horizon no entanto, tem como missão principal a guerra antiaérea. As principais capacidades destes navios prendem-se, assim, com o controle do espaço aéreo em zonas de conflito, com o comando e controle das capacidades de defesa aérea e cobertura antiaérea de comboios e grupos de combate de porta-aviões. Essas fragatas fornecem proteção adequada contra ameaças de alta intensidade e ataques de mísseis antinavio de superfície. Eles também contribuem para o controle aéreo/marítimo durante as operações militares, fornecendo às forças aliadas capacidades de comando e controle, podendo também participar de missões de serviço público.

Fragata Caio_Duilio

Naviris

A Naviris é uma empresa conjunta 50/50 da Fincantieri e do Naval Group, lançada oficialmente em janeiro de 2020. Graças a esta aliança que gera novas oportunidades no mercado de navios de superfície, a Fincantieri e o Naval Group ancoraram seu desejo comum de construir um futuro de excelência para indústria naval e para as Marinhas nacionais. Os dois líderes europeus, portadores de ofertas complementares e apoiados por um ecossistema de grande escala, uniram-se para servir melhor as Marinhas de todo o mundo e fortalecer mutuamente as suas vantagens competitivas. Eles materializam, assim, uma ambição global compartilhada  de compreensão mútua dos desafios e realidades da defesa naval no mundo de hoje. A Naviris pretende abrir portas para os mercados internacionais de amanhã.

CIC da classe Horizon

Naviris no centro da defesa europeia

A Naviris é, nomeadamente, responsável pela coordenação do consórcio industrial europeu criado para desenvolver o EPC – European Patrol Corvette. Em julho de 2022, a Comissão Europeia escolheu a proposta apresentada pelo consórcio liderado conjuntamente pela Fincantieri, Naval Group e Navantia, para a oferta relativa a uma “corveta de patrulha modular e multirole”. O objetivo da proposta do consórcio é maximizar as sinergias e a colaboração entre os diferentes estaleiros europeus. Ao desenvolver em conjunto um novo navio, o EPC, os fabricantes desejam assegurar a soberania europeia no mercado de navios de segunda linha. A Naviris abre assim caminho à consolidação da defesa naval europeia, face à pressão crescente de concorrentes globais.

EPC – European Patrol Corvette

A Naviris também assinou um contrato de pesquisa e desenvolvimento de quatro anos com a OCCAR em junho de 2020, cobrindo várias atividades de pesquisa conjuntas. Na qualidade de contratante principal, a Naviris coordena as atividades técnicas geridas pela Fincantieri e pelo Naval Group e detém a propriedade intelectual de todos os resultados desta pesquisa.

Eurosam

A Eurosam foi criada em junho de 1989 como uma joint venture da MBDA e da Thales, líderes europeus na área de mísseis, sistemas e radares, o que lhe confere grande expertise em defesa aérea. A Eurosam é o principal contratante industrial e autoridade de design de sistemas para o desenvolvimento, produção, marketing, vendas e suporte em serviço de uma variedade de sistemas de mísseis de defesa terra-ar para médio e longo alcance, navais e terrestres, também conhecidos como a família Surface-Air Future (FSAF) de sistemas baseados em mísseis ASTER.

Míssil Aster

Esses sistemas foram desenvolvidos sob contratos com os governos francês e italiano que, no final da década de 1980, chegaram a conclusões semelhantes sobre seus requisitos operacionais de defesa aérea. Esta cooperação, alargada ao Reino Unido em 1996, tem tido sucessos de exportação, tanto na configuração naval como terrestre.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile