Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

Moçambique poderá adquirir aviões de ataque Super Tucano do Brasil

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
20/03/2014 - 09:29
em Indústria de Defesa
0
0
compartilhamentos
638
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Moçambique poderá comprar aviões de ataque Super Tucano e um simulador de manobras navais do Brasil, disse hoje, em Maputo, o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, depois de um encontro com o seu homólogo moçambicano Agostinho Mondlane.

A-29 Super Tucano_01

clippingSegundo Celso Amorim, que falava durante uma conferência de imprensa sobre o encontro bilateral na área da Defesa que os dois países promoveram hoje (19.03), Moçambique poderá contar com “financiamento a médio e longo prazo” do Brasil para adquirir três aviões Super Tucano (Embraer EMB-314).

“Se Moçambique confirmar o interesse que foi manifestado no passado, de adquirir três aviões de ataque, que são relativamente caros, eles terão que ser vendidos, mas há possibilidade de financiamento a médio e longo prazo”, afirmou o ministro brasileiro.

Avançando que estas aeronaves estão a ser compradas pelos Estados Unidos para missões militares no Afeganistão, Celso Amorim falou ainda da possibilidade de Moçambique vir a adquirir um simulador naval do Brasil.

Sobre a promessa brasileira de doação de três aviões de treinamento Tucano (Embraer BEM-312) a Moçambique, o ministro brasileiro referiu que a proposta já foi aprovada pelo executivo, liderado pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, faltando o aval do Congresso Nacional do país.

T-27 Tucano 30 anos_DAN

“Prometemos e vamos cumprir a doação de três aviões Tucano, que são aviões de treinamento brasileiros. A parte que tinha que ser realizada dentro do executivo brasileiro já foi (efetuada), agora depende apenas da aprovação do Congresso Nacional”, disse Celso Amorim.

O anúncio da doação destes equipamentos causou polêmica no Brasil, uma vez que foi feito numa altura em que Moçambique já se encontrava mergulhado numa crise político-militar, provocada por divergências, ainda não resolvidas, entre a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e o Governo de Maputo.

Os confrontos já provocaram dezenas de mortes, incluindo civis, sobretudo no centro de Moçambique.

No que se refere à área de cooperação em Defesa, Agostinho Mondlane classificou o Brasil como um dos “parceiros mais importantes” de Moçambique.

“Moçambique tem vindo a trabalhar com vários parceiros e, na área da Defesa, um dos parceiros mais importantes é o Brasil, que tem estado a trabalhar connosco na capacitação dos nossos homens”, disse o recém-empossado ministro moçambicano, que substituiu Filipe Nyussi, candidato presidencial da Frelimo, no poder, às eleições de outubro.

Ainda na área de cooperação, Celso Amorim anunciou a “oferta brasileira para contribuir para a estrutura naval de Moçambique”, num programa que deverá se traduzir no envio de uma missão, no início de abril, “para analisar algumas bases navais”, como a de Pemba e de Maputo.

“Não estamos pensando em instalar uma base militar em Moçambique. Queremos ajudar, se Moçambique assim o quiser, a que o país tenha as suas bases, mas nós não queremos ter bases aqui”, sublinhou Celso Amorim, quando questionado sobre a possibilidade de o Brasil vir a ter uma base em território moçambicano.

O ministro brasileiro considerou ainda que “as necessidades de proteção e defesa dos recursos naturais em Moçambique são muito grandes”, referindo-se ao reforço de cooperação que os dois países pretendem empreender.

Os interesses econômicos do Brasil em Moçambique estão sobretudo centrados nas áreas de Recursos Minerais, através da mineiradora Vale Moçambique, e de Agricultura, com o projeto de desenvolvimento de agricultura industrial ProSavana, que envolve também o Japão.

FONTE: RTP

Tags: A-29 Super TucanoEMB 312EMB314EmbraerMinistério da DefesaT-27 Tucano
Notícia Anterior

Entenda por que celulares do voo MH370 também viraram um mistério

Próxima Notícia

Editorial destaca repercussão da matéria publicada no DAN na visita do MD à Polaris

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Embraer revela o esquema de pintura do C-390 da República Tcheca

13/06/2026 - 07:55
Aviação

Embraer estará presente na ILA Berlin com o C-390 e o A-29

08/06/2026 - 18:24
Aviação

Embraer ilumina o Cristo Redentor para a abertura do maior evento global de líderes da aviação

06/06/2026 - 17:17
Carregar mais
Próxima Notícia

Editorial destaca repercussão da matéria publicada no DAN na visita do MD à Polaris

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval