Optovac entrega FCS montado em São José dos Campos

safran-optovac

Por Roberto Valadares Caiafa

Optovac entrega FCS montado em São José dos Campos. Grupo Safran confirma expansão no Brasil

O Parque Tecnológico Univap (PQT) é uma unidade estratégica de negócios da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), que tem como foco principal desenvolver negócios e projetos de inovação tecnológica com micros, pequenas e médias empresas na cidade de São José dos Campos, São Paulo. As empresas instaladas no PQT Univap abrangem áreas como Desenvolvimento e Consultoria de Software; Tecnologia da Informação; Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, Automoção e Mecânica; Sistemas de Treinamento presencial e a distância; Engenharia Elétrica/Eletrônica; Sensores para Satélites; Engenharia Consultiva; Diagnóstico Clínico; Engenharia para os segmentos farmacêuticos; e, Engenharia Biomédica.

Na última quarta feira (04/09), a Optovac, através da sua nova unidade instalada no PQT da Universidade do Vale do Paraíba, anunciou a entrega dos primeiros sistemas de controle de voo (FCS-Flight Control System) para o programa HX-BR EC-725 da Helibras/Eurocopter, que prevê a entrega de 50 helicópteros do modelo.

Resultado dos acordos de off-set do contrato assinado em 2009, a criação da linha de montagem no PQT envolveu investimentos de cerca de US$ dois milhões para a instalação de escritório de engenharia e consultoria destinados a prestação de serviços de suporte para programas aeronáuticos e de engenharia de sistemas. Segundo Valerie Redron, CEO da Sagem Aeronáutica “Inaugurar a sala de produção do FCS é o primeiro passo no plano de expansão da Sagem no Brasil e tenho muito a agradecer a François Haas, presidente da Turbomeca Brasil, pelo seu auxílio e grande conhecimento do país; a Sergio Nobre da Optovac; ao prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida; a Eduardo Bastos e sua equipe do Parque Tecnológico da Univap, as empresas que adaptaram a estrutura e instalaram os equipamentos de nossas linhas de produção e laboratórios com o rigoroso controle de qualidade exigido em tão curto espaço de tempo; e a Helibras e equipe pela paciência e apoio que tiveram conosco”.

François Haas, por sua vez, destacou a importância dos ganhos já implementados com a transferência de tecnologia do Programa EC-725 “Hoje a Optovac entrega os primeiros FCS dos EC-725 montados em São José dos Campos, em agosto do ano passado a Turbomeca inaugurou a linha de montagem das turbinas e APU desses helicópteros em Xerém (RJ), e até o momento já entregamos na Helibras 14 turbinas Makila e oito APU´s montados no País. Desse modo, o Grupo Safran confirma os investimentos contratuais e a transferência dos conhecimentos de montagem desses sistemas (turbinas, APU´s e FCS), conforme o requerimento brasileiro”.

Optovac no Parque Tecnológico

Em junho de 2012, o grupo francês Safran adquiriu a brasileira Optovac, especializada na fabricação de optrônicos, e um ano depois, confirmando a expansão da indústria, uma linha de testes de validação e integração, testes de climatização e linha de montagem final está sendo preparada no PQT para a produção e a prestação de assistência técnica de uma ampla gama de equipamentos optrônicos adaptados às demandas das Forças Armadas do Brasil em programas chave como o Proteger e Sisfron (Exército) e o Sisgaaz (Marinha).

A Optovac tem uma ainda pequena participação no setor espacial que poderá ser ampliada a partir do anúncio dos contratos do satélite geoestacionário de defesa e comunicações (SGDC) do governo brasileiro. Há alguns anos, participou da concorrência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o fornecimento do imageador do satélite Amazônia-1, em parceria com a Equatorial Sistemas. Anteriormente, a indústria também já havia desenvolvido um sensor de estrelas para o INPE.

Tecnologia & Defesa visitou as novas instalações da Optovac no Parque Tecnológico da Univap durante recepção e tour que contou com as presenças de François Haas, presidente da Turbomeca Brasil e representando o Grupo Safran, Sergio Nobre e Henrique Nobre da Optovac, executivos de empresas parceiras como a Helibras, fornecedores, militares da Aviação do Exército Brasileiro e Força Aérea, e convidados.

FONTE: T&D

Sair da versão mobile