Thales fornece Centro Expedicionário de Operações Portáteis (e-POC) para Marinha Francesa

A Thales levou menos de seis meses para desenvolver o Centro Expedicionário de Operações Portáteis (e-POC), um demonstrador leve e funcional de planejamento, gerenciamento e análise de missões para operações de contramedidas de minas que dependem de veículos subaquáticos não tripulados (UUVs).

O demonstrador inovador é um centro de operações de formato pequeno e facilmente transportável que aumentará a agilidade da força, permitindo que os operadores navais controlem até três drones subaquáticos de caça às minas simultaneamente a partir de um único computador instalado a bordo de um navio ou em uma estação costeira.

A solução e-POC baseia-se nos sistemas M-Cube e MiMap, que estão atualmente em avaliação operacional pela Marinha Francesa, e em vários novos desenvolvimentos de sistemas.

A agência francesa de compras de defesa (DGA) fez um pedido à Thales, por meio da Organização para Cooperação Conjunta de Armamento (OCCAr), para o fornecimento de um Centro Expedicionário de Operações Portáteis (e-POC) para atender à nova exigência da Marinha Francesa para um drone autônomo com capacidade de contramedidas de minas. O sistema foi desenvolvido em menos de seis meses e foi aceito pela DGA e OCCAr após a conclusão dos testes no mar e entregue à Marinha Francesa. O demonstrador e-POC permite que as forças navais conduzam missões de contramedidas contra minas de forma rápida e eficiente, usando apenas veículos subaquáticos não tripulados (UUVs).

O demonstrador e-POC da Thales é uma solução facilmente transportável que permitirá à Marinha Francesa implantar drones subaquáticos para missões de contramedidas de minas em qualquer teatro de operações. Fornecerá uma capacidade flexível de gerenciamento de missão fora da zona de operações, ajudando a manter o pessoal naval fora de perigo. O demonstrador e-POC executa um software desenvolvido para os sistemas M-Cube1 e MiMap2 em um único computador equipado com três telas de controle para planejar, executar e analisar missões que exigem a implantação simultânea de até três UUVs.

O sistema pode ser instalado a bordo de um navio ou em uma estação em terra e é pequeno o suficiente para caber em apenas seis caixas de transporte para implantação no teatro de operações. As malas de transporte são armazenadas dentro do contêiner do drone UUV para agilizar a logística e aumentar a eficácia da missão.

A Thales combinou o poder da inovação com a agilidade de suas equipes de desenvolvimento para aumentar as capacidades defensivas da Marinha Francesa. A solução e-POC foi projetada para implantação rápida em qualquer teatro de operações, dando uma contribuição valiosa para futuras missões de contramedidas de minas e ajudando a garantir a segurança do pessoal naval.” Gwendoline Blandin-Roger, vice-presidente de sistemas subaquáticos, Thales.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile