US Navy estuda upgrade para seus F/A 18 E/F

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Tanques conformais para os Super Hornet da US Navy?

Extraoficialmente, a US Navy vem considerando a instalação de tanques conformais de combustível (conformal fuel tank – CFT) nos jatos Boeing F/A-18E/F Super Hornet. Fontes da US Navy revelaram que os testes devem ser iniciados no próximo verão norte-americano. Perguntada sobre o tema, a força declarou não ser a hora de se comentar o assunto. O Naval Air System Command (NAVAIR), no entanto, afirma que o plano esta sendo discutido pela Boeing, Northrop Grumman (parceira da Boeing no programa Super Hornet) e PMA-265, este último um departamento da US Navy responsável pelo gerenciamento da frota de F/A-18 e EA-18G Growler.

Os CFTs oferecidos pela Boeing a potenciais clientes no âmbito do seu programa “Super Hornet International Roadmap” permite que o avião carregue um volume adicional de combustível de 13.249 litros. Mark Gunzinger, analista especializado em poderio aéreo do Centro de Avaliações de Estratégia e Orçamento, disse que a US Navy precisa de fato estender o alcance de sua aviação de combate embarcada, especialmente quando operando no Oceano Pacífico. Aparentemente, essa movimentação em torno dos CFTs para o Super Hornet acontece devido aos novos atrasos no desenvolvimento do caça de 5ª geração Lockheed Martin F-35C (versão naval), ou em caso extremo, até mesmo a paralisação desse programa por força de pressões orçamentarias.

O Super Hornet pode receber esses acessórios, mas sabe-se que ocorre um aumento das forças de resistência aerodinâmica em prejuízo do desempenho. Entretanto, a experiência adquirida com os Boeing F-15 Silent Eagle e o Lockheed Martin F-16, ambos jatos supersônicos capazes de alcançar Mach 2 ou mais, indicam que a configuração é viável no F-18E/F. A Boeing afirma que a adição de CFTs não resulta em qualquer resistência ao avanço da aeronave quando em voo, embora admita um impacto negativo nos momentos de aceleração transônica devido ao aumento da ondas de choque, fato que demandaria uma motorização mais potente. É oportuno lembrar que o programa “Super Hornet International Roadmap” da Boeing prevê a realização de um “upgrade” nos dois turbofans General Electric (GE) F414-GE-400, incrementando o empuxo de 98kN para 120kN, em que pese o custo desta modificação em tempos de orçamentos apertados.

FONTE: T&D – Ivan Plavetz

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