Transmissão ZF equipa veículo de defesa Iveco Guarani

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A Ecomat 6HP602 permite que o blindado tenha um arranque mais rápido, e garante mais segurança para as ações militares, com o motorista ‘focando’ sua atenção em situações de combate.

Não são apenas carros, caminhões e ônibus que são equipados com transmissão ZF aqui no Brasil. Os veículos de defesa, mercado que começa a ganhar mais evidência em nosso País, também são tracionados com equipamentos da marca. Equipado com a Ecomat 6HP602, o Iveco Guarani, que passou a ser fabricado em Sete Lagoas (MG), é um exemplo dessa nova realidade.

Apesar de ser basicamente a mesma transmissão que equipa ônibus e caminhões, a ZF Ecomat 6HP602 possui alguns diferenciais para conferir maior confiabilidade em operações extremamente severas, como as que são realizadas por veículos de defesa. “A transmissão é automática, e conta com um conversor de torque permite uma transferência de força contínua, fator essencial para aplicações militares. Outra vantagem é que o ‘motorista’ pode focar mais nos seus arredores durante os combates e não na troca de marchas”, afirmou Stefan Prebeck, diretor de sistemas de eixos e transmissões fora de estrada da ZF.

“O produto utilizado em veículos de defesa é semelhante ao que é visto em caminhões, ônibus e guindastes, e mantêm o mesmo padrão ZF de robustez para qualquer uma destas operações”, acrescenta o executivo.

Outra diferença está na relação da primeira marcha, que deve permitir mais força para o motor contar com uma aceleração rápida. “A primeira marcha tem uma distribuição maior de 5,6, sendo que o normal é 3,43. Com isso, o veículo ganha um arranque mais rápido, mesmo levando uma carga pesada”, revela Prebeck.

Assim como no segmento de veículos comerciais, a ZF não é a única empresa a atuar como fornecedora para veículos de defesa. No entanto, as vantagens dos produtos da marca alemã em relação aos concorrentes também se sobrepõem às da concorrência. “A transmissão automática da ZF tem três marchas a mais (seis no total) e, dessa forma, acelera mais rapidamente, oferece maior velocidade final, desaceleração mais potente e melhor força de tração”, explica o diretor.

A ZF Ecomat 6HP602 é fabricada em Friedrichshafen, local de onde a ZF fabrica transmissões para equipar não só o Iveco Guarani, mas também muitos outros veículos de defesa pelo mundo, como o tanque Iveco SuperAV (transmissão ZF 7HP902), o utilitário Sherpa Medium MRAP (ZF 9S1310), e os caminhões de defesa da Renault – Sherpa Medium 5 & 10 (ZF 6S1000), e o Kerax, nas configurações 4×4, 6×6 e 8×8 (ZF 16S 2520 TO).

FONTE: MM Editorial

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