Artemis II: 2 ex-pilotos da US Navy se preparam para a histórica missão lunar

Victor Jerome Glover, à esquerda, e Gregory Reid Wiseman são ex-pilotos da US Navy designados para a missão Artemis II. (NASA)

Por Doug G. Ware

WASHINGTON – Três dos astronautas escolhidos para voar para a lua no ano que vem a bordo da Artemis II são ex-pilotos militares, e dois eram aviadores da Marinha dos EUA com décadas de experiência coletiva de voo.

A NASA anunciou na segunda-feira a tripulação do Artemis II no Johnson Space Center em Houston. A tripulação de quatro pessoas inclui o comandante Gregory Reid Wiseman, o piloto Victor Jerome Glover, a especialista em missões Christina Koch e o especialista em missões e ex-piloto da força aérea canadense Jeremy Roger Hansen.

Wiseman, 47, começou a voar na Marinha dos EUA em 1999 e pilotou várias aeronaves, incluindo o F-14 Tomcat e o F/A-18 Super Hornet. Mais tarde, ele também se tornou piloto de testes e deixou a Marinha como Capitão de Mar e Guerra.

“Após seu treinamento inicial, Reid foi designado para o Fighter Squadron 31 e fez duas implantações no Oriente Médio, apoiando as Operações Southern Watch, Enduring Freedom e Iraqi Freedom”, disse a NASA sobre o serviço militar de Wiseman. “Ele estava no mar quando foi selecionado para o treinamento de astronauta.”

Da esquerda para a direita: Christina Koch, Victor Glover, Jeremy Hansen e Gregory Wiseman, será a tripulação da Artemis II. (NASA)

Wiseman ingressou na NASA em 2009 como parte do 20º grupo de astronautas da agência. Glover fez parte do 21º grupo quatro anos depois.

Glover, 46, ganhou suas asas em 2001 e também voou o F/A-18 Super Hornet, juntamente com dezenas de outras aeronaves. Ele voou em apoio à Operação Iraqi Freedom em meados dos anos 2000 e mais tarde se formou na Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos EUA como piloto de intercâmbio da Marinha. Ele deixou o serviço como capitão.

“Durante o curso de piloto de teste experimental de um ano, ele voou mais de 30 aeronaves nos EUA e na Itália”, disse a NASA sobre o histórico militar de Glover. “Glover acumulou 3.000 horas de voo em mais de 40 aeronaves, mais de 400 pousos em porta-aviões e 24 missões de combate.”

Após sua seleção na segunda-feira, Glover – que será o primeiro homem negro a deixar a órbita baixa da Terra e circundar a lua – twittou uma foto que mostrava os emblemas da bandeira no traje de voo de cada membro da tripulação, três bandeiras americanas e uma canadense.

Coletivamente, Glover e Wiseman passaram mais de 330 dias no espaço.

Durante o serviço militar, Wiseman ganhou vários prêmios e honrarias, incluindo a Medalha Aérea com Combate V, Medalha de Comenda da Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais com Combate V e a Medalha de Conquistas da Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais. Ele é de Baltimore.

Glover ganhou a Medalha de Serviço Superior de Defesa, Medalha de Comenda da Marinha, duas Medalhas de Realização do Corpo de Fuzileiros Navais e da Marinha e uma Medalha de Serviço Distinto da NASA. Ele é da área de Los Angeles.

Artemis I foi um voo não tripulado lançado em novembro e passou 25 dias no espaço, orbitando a lua várias vezes antes de retornar à Terra. O Artemis II levará os humanos além da órbita baixa da Terra pela primeira vez desde o retorno da Apollo 17 em 1972.

A principal função do Artemis II é testar o Sistema de Lançamento Espacial e a espaçonave Orion com uma tripulação humana, e a missão levará Wiseman, Glover, Koch e Hansen para um “flyby” ao redor da lua antes de retornarem à Terra. A tripulação, que passará 10 dias no espaço, está programada para ser lançada no final de 2024. Já a Artemis III, fará o primeiro pouso com humanos na Lua desde 1972, está programada para o final de 2025.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile