Marcus Wandt, piloto de testes da Saab, pode se tornar o próximo astronauta da Suécia

O Diretor Geral da European Space Agency (ESA), Josef Aschbacher, apresentou os membros da classe de astronautas da ESA em 2022, os primeiros novos recrutas em 13 anos, hoje no Grand Palais Éphémère em Paris, França, logo após o término do Conselho Ministerial da ESA.

Os candidatos a astronauta da ESA são:

Sophie Adenot – França (Astronauta de carreira)

Pablo Álvarez Fernández – Espanha (Astronauta de carreira)

Meganne Christian – Reino Unido (Reserva de Astronautas)

Anthea Comellini – Itália (Reserva de Astronautas)

Rosemary Coogan – Reino Unido (Astronauta de carreira)

Sara Garcia Alonso – Espanha (Reserva de Astronautas)

Raphaël Liégeois – Bélgica (Astronauta de carreira)

John McFall – Reino Unido (Membro do Estudo de Viabilidade Parastronauta)

Andrea Patassa- Itália (Reserva de Astronautas)

Carmen Possnig – Áustria (Reserva de Astronautas)

Arnaud Prost – França (Reserva de Astronautas)

Amélie Schoenenwald – Alemanha (Reserva de Astronautas)

Marco Sieber – Suíça (Astronauta de carreira)

Aleš Svoboda – República Tcheca (Reserva de Astronautas)

Sławosz Uznański – Polônia (Reserva de Astronautas)

Marcus Wandt – Suécia (Reserva de Astronautas)

Nicola Winter – Alemanha (Reserva de Astronautas)

O diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA, David Parker, disse que “Este é um momento extraordinário para voos espaciais tripulados e para a Europa. Após o lançamento bem-sucedido do Artemis I, com o Módulo de Serviço Europeu da ESA, levando Orion à Lua, estamos na vanguarda da exploração espacial humana. Estamos muito satisfeitos por ter este grupo de pessoas extremamente talentosas para continuar a ciência e as operações europeias na Estação Espacial Internacional”.

Os novos candidatos a astronautas da ESA assumirão funções no Centro Europeu de Astronautas em Colônia, na Alemanha. Eles serão treinados no mais alto nível de padrões especificados pelos parceiros da Estação Espacial Internacional.

Frank De Winne, chefe do Centro Europeu de Astronautas e gerente do programa da Estação Espacial Internacional da ESA, disse: “Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à nova turma de astronautas da ESA de 2022 e estou ansioso para ver todos esses ambiciosos candidatos a astronautas de carreira se juntando a nós para suas primeiro treinamento no Centro Europeu de Astronautas da ESA na primavera de 2023, avançando para explorar e moldar a exploração espacial.”

Após a conclusão do treinamento básico de 12 meses, os novos astronautas estarão prontos para entrar na próxima fase de treinamento da Estação Espacial e, uma vez designados para uma missão, seu treinamento será adaptado para tarefas específicas da missão.

Pela primeira vez, a ESA estabeleceu uma reserva de astronautas. Esta lista de reserva é composta por candidatos a astronautas que foram aprovados em todo o processo de seleção, mas não podem ser recrutados neste momento. Os astronautas da reserva permanecem com seus atuais empregadores e receberão um contrato de consultoria e suporte básico. Eles iniciarão o treinamento básico caso uma oportunidade de voo seja identificada.

A ESA também selecionou um candidato a astronauta com deficiência física. Ele participará do Projeto de Viabilidade do Parastronauta para desenvolver opções para a inclusão de astronautas com deficiência física em voos espaciais tripulados e possíveis missões futuras.

A classe de astronautas da ESA 2022 inclui cinco astronautas de carreira, 11 astronautas de reserva e um astronauta com deficiência física.

FONTE: ESA

NOTA DO EDITOR:  Entre 2003 e 2014, Marcus Wandt atuou como piloto de caça na Força Aérea Sueca, participando de exercícios internacionais, testes operacionais e implantação operacional.

Em 2006 fundou e se tornou CEO da Intuitech AB, na Suécia, com foco no treinamento tático de pilotos de caça.

A partir de 2014, ele se tornou piloto de testes na SAAB Aeronautics, em Linköping na Suécia, e vice-chefe dos pilotos de testes entre 2018 e 2019.

A partir de 2020 se tornou piloto-chefe de testes e chefe de operações de voo da SAAB Aeronautics.

Em 15 de Junho de 2017, Marcus Wandt realizou o voo inaugural do Gripen E.

Ao longo de sua carreira acadêmica e profissional, recebeu diversas homenagens e prêmios por sua destacada atuação como aluno e piloto.

Sair da versão mobile