Exército inicia Operação Curare VI e destrói pista de pouso clandestina no primeiro dia

exercito_operacao_curare

A Operação Curare VI ocorrerá em todo arco fronteiriço e áreas interiores do Estado de Roraima

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) deu início a Operação Curare VI. A referida operação tem a finalidade de reprimir crimes transfronteiriços e ambientais, tais como: narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de drogas, crimes ambientais, imigração ilegal e garimpo ilegal, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro junto à faixa de fronteira.

Na Operação Curare VI, a 1ª Bda Inf Sl cumprirá ações amparadas pela Constituição Federal e nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010 e contará com apoio de agências parceiras, tais como: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Além da parte de combate a ilícitos, a 1ª Bda Inf Sl, realizará ações cívico-sociais (ACISO), que consistem em levar o atendimento médico, odontológico e social aos locais onde concentram famílias das comunidades as quais estão sendo realizadas as operações. Também reforçará junto à sociedade o sentimento de nacionalismo e de defesa da pátria.

A Operação Curare VI ocorrerá em todo arco fronteiriço e áreas interiores do Estado de Roraima. As áreas de atuação específicas serão mantidas em sigilo para a manutenção do efeito surpresa, permitindo, assim, uma maior eficácia na operação.

No primeiro dia da operação (terça-feira, 8), uma uma pista de pouso não cadastrada, que dava apoio a área de garimpo ilegal, foi destruída. A referida pista de pouso, com o nome de Noronha, fica localizada no noroeste do Estado de Roraima, no interior da Terra Indígena Yanomami. (TIY). A Operação Curare VI, conta com a participação inédita de militares, os quais estão realizando o Curso de Operações na Selva, oriundos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) em Manaus, e que estão em Roraima colocando em prática os ensinamentos transmitidos ao longo do curso.

FONTE: BV News

Sair da versão mobile