Militares do BRABAT 26 recebem o Gorro Azul dos “Soldados da Paz”

Por Rubens Barbosa Filho

No dia 23 de março, nas instalações do Forte Ipiranga, em Caçapava/SP aconteceu a Solenidade de entrega do Gorro Azul, um dos símbolos dos “Peacekeeper” da Organização das Nações Unidas (ONU), aos militares integrantes do BRABAT 26, oriundos do Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), do 6º Batalhão de Infantaria Leve (Amv), da Companhia de Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Amv), da 12ª Companhia de Comunicações Leve e do 12º Pelotão de Polícia do Exército.

A cerimônia contou com a presença do Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e Coordenador do Preparo, General de Brigada Mario Fernandes, do Comandante do BRABAT 26, Cel Cantanhede, e dos Comandantes de Organizações Militares da “Brigada Fornovo di Taro”, bem como dos familiares e amigos dos futuros “Soldados da Paz”, que contribuirão para a manutenção de um ambiente seguro e estável no Haiti.

       

Simultaneamente, militares da 12º Companhia de Engenharia de Combate Leve Aeromóvel (12 Cia E Cmb L Amv), da cidade de Pindamonhangaba/SP e do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13 R C Mec) na cidade de Pirassununga/SP também receberam seus Gorros Azuis.

O 13º R C Mec é uma unidade voltada para operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), e terá o seu 3º Esquadrão de Fuzileiros Mecanizado operando na Missão de Paz da ONU no Haiti, utilizando Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) Urutu.

A solenidade de entrega do Gorro Azul marca importante etapa no processo de preparação para a Missão e simboliza a ligação dos militares com uma causa pela Paz Mundial.

Após as solenidades, componentes de todas as Organizações Militares e seus familiares assistiram a palestras proferidas pelo Gen Bda Mario Fernandes, Cel Cantanhede e Maj Mellinger, nas instalações da 12 Bda I L AMV, pelo Maj Paulino e Cap Vicente na 12 Cia E Cmb L e pelo Cel Luis Cláudio Romaguera Pontes, Cmte do 13 R C Mec e Subcomandante do 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz.

       

As palestras tiveram o objetivo de esclarecer a todos sobre as peculiaridades da Missão assim como orientar sobre o apoio que será prestado às famílias durante o período em que os militares estiverem no Haiti.

Sair da versão mobile