VBC Cav 8×8: Exército anunciou hoje o short-list. Vencedor sai no dia 25/11

Por Guilherme Wiltgen

O programa para aquisição de Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Sobre Rodas (VBC Cav-MSR 8×8) continua avançando no Exército Brasileiro.

A entrega das propostas pelas empresas interessadas em participar da concorrência foi finalizada em 21/9. Com essa etapa do processo de aquisição concluída, o EB divulgou hoje (7/10) a short-list das empresas e suas viaturas, selecionadas para iniciar a fase de negociações das propostas.

A short-list prevista no RFP é composta pelas seguintes empresas, não listadas em ordem classificatória e com as respectivas datas de convocação para a primeira sessão da Etapa de Negociação:

a. Empresa 1 – GDLS-C – 1ª Sessão de Negociação: 11 OUT 22 (terça-feira);

b. Empresa 3 – CIO – 1ª Sessão de Negociação: 12 OUT 22 (quarta-feira); e

c. Empresa 5 – NORINCO – 1ª Sessão de Negociação: 13 OUT 22 (quinta-feira).

As sessões de negociação ocorrerão nas dependências do COLOG/D Mat, QGEx, no primeiro piso do Bloco C, Brasília-DF, com período disponibilizado para cada sessão entre 0900h e 1200h, horário local. Há a possibilidade de condução simultânea por videoconferência, devendo a empresa informar o interesse através do e-mail de comunicação oficial do processo.

O Exército Brasileiro vai obter até 221 (duzentos e vinte e uma) VBC Cav-MSR 8×8, dotadas de canhão de calibre mínimo de 105 mm (cento e cinco milímetros), conforme os requisitos operacionais (RO) estabelecidos.

A previsão para definição do vencedor da concorrência do VBC Cav 8×8 é no próximo dia 25 de novembro, com a assinatura do contrato prevista para ocorrer até 29 de novembro desse ano.

O Projeto Nova Família de Blindados sobre Rodas (NFBR), no qual está incluso o Projeto VBC Cav-MSR 8×8, observa as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) que objetiva dissuadir a concentração de forças hostis nas fronteiras terrestres, e organizar as Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença, atualizando as Forças Blindadas com os meios que proporcionem as capacidades necessárias ao cenário atual do país no contexto continental.

Sair da versão mobile