Por Roberto Caiafa
O anuncio da parceria entre as empresas ARES, Oto Melara do Brasil e Imbel, com vistas a promoção da torre Hitfact teve novos lances revelados pela reportagem de Infodefensa durante a Eurosatory 2016.
A torre, oferecida ao Exército Brasileiro para equipar o futuro VBRMR 8×8, novo veiculo da familia Iveco Guarani em desenvolvimento, pode
receber dois tipos de tubo, nos calibres 105 mm (peso total de 5.100 kg) ou 120 mm (5.800 kg). Tripulada por tres militares, oferece baixa forca de recuo no disparo e proteção adequada para os tripulantes, obtida com o emprego de avançados materiais compostos, placas de aço e alumínio balístico especial. A preferência do Exército Brasileiro e pelo tubo de 105mm.
No estande da ARES, Infodefensa conversou com Gianfranco Pazienza, president da Oto Melara do Brasil, que acrescentou novas informações sobre a oferta “Acreditamos que a Hitfact atenda plenamente aos requisitos colocados pelo Exército Brasileiro, pois trata-se de um produto consagrado, utilizado em mais de 500 carros blindados e com experiência de combate adquirida em teatros tão dispares como o Afeganistão, Somália, Bosnia Herzegovina, Kosovo, Líbano e Iraque”, afirmou o executivo.
Sobre a produção da Hitfact localmente, caso seja adotada para o VBRMR 8×8, Gianfranco acrescenta “Estamos muito confiantes na nossa
proposta, que inclui a produção da Hitfact no Brasil. Inicialmente, até como forma de transferir know how, a torre devera ser montada apenas (CKW), isso com relação aos primeiros exemplares. Com a gradativa qualificação de empresas brasileiras subcontratadas, a produção e integração da Hitfact devera ser toda executada no Brasil. Já começamos a conversar com algumas, especialmente no Estado de Minas Gerais. A cidade de Contagem, que possui um parque industrial com o perfil necessário, pode oferecer a capacitação em usinagem de precisão, metalurgia avançada e outras qualificações técnicas demandadas pelo produto. A proximidade de Contagem com Sete Lagoas, onde está a fábrica da Iveco Veiculos de Defesa, local onde o 8×8 será produzido, é outro diferencial competitivo da cidade mineira. Obviamente, outras empresas em outras localidades estão sendo avaliadas também”, conclui Pazienza.
Por ocasião da entrevista com Gianfranco Pazienza, o estande da ARES recebeu a visita do chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia,
general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, demonstrando a importância que o Exercito Brasileiro dá ao desenvolvimento de um inédito veículo blindado 8×8 fabricado no País.
FONTE: Infodefensa
Ótima notícia!!! Não vejo a hora de ver o Guarani 8×8 com seu canhão.
O lado triste dessa história o EB não tem dinheiro para comprar mais unidades do Guarani imagina desenvolver a versão 8×8.
Boa tarde Senhores!
Poxa vida agora poderia morrer em paz, pois um sonho de muito anos poderá se concretizar! A IMBEL fabricando canhões. Até hoje não consigo compreender porque isto não acontece!
Poderíamos ser auto suficientes em armamento anti aéreo de tubo, fabricando sob licença o BOFORS L/70, resgatar uma antiga empreitada com a Oerlikon (hoje Rheinmetall) e fabricar os 35mm.
Nota:
Nos anos 80 a Moto Peças chegou a fazer um protótipo do CHARRUA montado com uma torre Trinity 40mm da CBV mas não foi pra frente como um montão de outras excelentes oportunidades que morreram naqueles malditos anos 80.
CM