Damen entrega a primeira fragata Sigma 10514 para a Marinha da Indonésia

O estaleiro Damen entregou a primeira fragata SIGMA 10514 classe Perusak Kawal Rudal (PKR) ao Ministério da Defesa da Indonésia, dentro do prazo e do orçamento. A cerimônia ocorreu no estaleiro PT PAL, em Surabaya, onde o navio foi montado.

O Ministério da Defesa da Indonésia contratou a Damen como contratante principal para a construção da primeira fragata SIGMA 10514 PKR em dezembro de 2012. O navio foi batizado de KRI Raden Eddy Martadinata, em homenagem a um dos fundadores da marinha da Indonésia.

As fragatas PKR tem 105 metros e deslocam 2.365 toneladas, sendo concebidas para realizar uma vasta gama de missões nas águas da Indonésia e nas suas proximidades, uma nação do arquipélago composta por mais de 18.000 ilhas. Sua principal missão é a guerra anti-aérea, anti-superfície e anti-submarino. No entanto, também está equipada para segurança marítima, busca e salvamento, e tarefas de apoio humanitário.

A fragata KRI Raden Eddy Martadinata foi construído usando um processo modular colaborativo sendo construída simultaneamente no Estaleiro Naval Damen Schelde (DSNS) na Holanda e no estaleiro PT PAL. A embarcação é composta de seis módulos e para a Raden Eddy Martadinata, quatro destes foram construídos no PT PAL, enquanto os outros dois módulos, a planta motriz, o passadiço e o centro de comando, foram construídos e totalmente testados no Damen antes de ser enviado para a montagem final no PT PAL.

Superestrutura sendo enviada para o estaleiro PT PAL

Este processo traz muitos outros benefícios, incluindo permitir que o Damen possa construir navios de alta qualidade em qualquer lugar do mundo. Também é a melhor maneira para a Damen cumprir sua obrigação contratual com o Ministério da Defesa da Indonésia para entregar um programa de transferência de conhecimento e tecnologia excepcionalmente extensa. Isto tem como objectivo explícito a criação de um centro de perícia naval no estaleiro PT. Ao colaborar estreitamente nos dois primeiros navios, a transferência de competências e a modernização do estaleiro tem lugar sem sobressaltos e com um forte espírito de cooperação.

A construção da segunda fragata usando o mesmo procedimento está agora bem avançada, com provas de mar programadas para maio de 2017 e entrega em outubro de 2017.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Damen

Sair da versão mobile