EURONAVAL 2018- Saab e Damen se unem para cumprir os requisitos do novo submarino holandês

A Saab e o estaleiro holandês Damen Shipyards Group uniram forças para desenvolver um submarino expedicionário para o Programa de Substituição dos submarinos classe Walrus (WRES).

A parceria foi destacada hoje em Paris durante uma conferência de imprensa conjunta na exposição naval internacional da Euronaval sobre o proposto Submarino Expedicionário.



“Substituir os submarinos da classe Walrus requer uma abordagem única. As técnicas de projeto e produção dos submarinos modulares suecos, juntamente com a tradição de construção naval holandesa, reúnem os requisitos necessários para proporcionar uma capacidade operacional garantida”, disse Gunnar Wieslander, vice-presidente sênior da área de negócios Saab Kockums.

“O resultado da colaboração será um submarino adaptado ao cliente para missões expedicionárias. Isso garantirá que a Marinha Real Holandesa continue a desempenhar um papel importante nas águas europeias e também globalmente”, disse Hein van Ameijden, diretor da Damen Schelde Naval Shipbuildning.

Hein van Ameijden, diretor da Damen Schelde Naval Shipbuildning com Gunnar Wieslander,vice-presidente sênior da área de negócios Saab Kockums.

O Submarino Expedicionário baseia-se nas capacidades do submarino A26 sueco e coloca em prática a experiência do submarino da classe Collins projetado pela Suécia em serviço com a Marinha Australiana.

Além disso, o substituto da Walrus também se beneficiará das lições operacionais refletidas no programa Gotland Mid Life Upgrade da Marinha Sueca. Como resultado, o Submarino Expedicionário será equipado com tecnologia de ponta, beneficiando-se doa experiência de três classes de submarinos (Collins, Walrus e Gotland). A Saab e a Damen estão criando um dos mais modernos submarinos com AIP (Air Independent Propulsion) do mundo, que, se selecionados, serão construídos com o cliente usando uma abordagem de “design to cost”.

O processo de produção verá seções feitas na Suécia e depois montadas em Vlissingen, na Holanda. Tendo assegurado a cooperação de muitas empresas holandesas, a Saab e a Damen devem melhorar a competência submarina doméstica.

Essa cooperação também se estenderá além do projeto do submarino holandês, já que as duas empresas vêem um mercado crescente para este tipo de submarinos convencionais avançados.

O DAN esteve presente na conferência de imprensa e pôde conversar com o vice-presidente sênior da área de negócios Saab Kockums, Gunnar Wieslander sobre os projetos de submarinos da empresa.

A Marinha Sueca decidiu realizar o Mid Life Up Grade nos submarinos da classe Gotland, inserindo neles muitos sistemas programados para o novo submarino A26, reduzindo assim, os riscos inerentes a projetos novos, queimando etapas para a chegada do novo submarino A26.

A Saab Kockums precisou de 2 anos para realizar o MLU no Gotland e ao fim do primeiro ano, já tinha iniciado o trabalho de modernização no segundo submarino, o Upland, e seguirá este cronograma até o terceiro da classe, o Halland.

O submarino A26 Oceanic (máximo 35 tripulantes) da Marinha Sueca se encontra em construção e a Saab Kockums junto com o Damen, estão desenvolvendo a versão Oceanic ER (máximo 50 tripulantes) do A26, para atender a Real Marinha Holandesa.

Nesta versão, denominada pelos holandeses como Expedicionary, terá o diâmetro do casco aumentado para 8,3m em comparação com o A26 Oceanic que tem 6,75m de diâmetro. Mas a grande novidade será a inclusão de uma seção para lançamento vertical de mísseis Tomahawk, com a participação da Babcock International Group.

Além da Real Marinha Holandesa, a Marinha Polonesa também demonstrou interesse no novo submarino A26 da Saab Kockums.



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