Instituto de pesquisa chinês ensaia um protótipo do radar quântico

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Eletrônica de Nanjin desenvolveram e testaram um protótipo de radar quântico que pode detectar aviões furtivos de longas distâncias.

Instituto de Pesquisa de Tecnologia Eletrônica Nanjing, uma grande empresa de defesa estatal chinesa, tem projetado e construído um radar quântico que eventualmente pode detectar aviões stealth a 100 quilometros de distância, relatou o China Daily .

O radar ainda está sendo testado e se parece mais com um protótipo conceito, disse Sun Jun, chefe do Laboratório de Tecnologia de Detecção Inteligente do instituto, ao China Daily, acrescentando que versões futuras terão melhores características.



“As características do radar quântico incluem alta confiabilidade, precisão e viabilidade em sofisticados ambientes eletromagnéticos, além de boa mobilidade que permitirá a montagem em múltiplas plataformas”, afirmou o engenheiro. “Isso resolveu as dificuldades tradicionais dos radares em termos de lidar com objetivos furtivos e meios de defesa rádio eletrônicos”, disse ele.

O radar militar tradicional detecta alvos emitindo ondas de rádio, o que o torna suscetível a medidas de interferência. A maioria dos sistemas de radar existentes não consegue detectar aeronaves furtivas, pois essas aeronaves são construídas com materiais que absorvem ondas de rádio e têm projetos aerodinâmicos “stealthy”.

Como comparação, os radares quânticos transmitem partículas subatômicas em vez de ondas de rádio para procurar alvos, de modo que sua eficácia não será diminuída por materiais de absorção de radar e projetos furtivos que reduzem a seção transversal do radar da aeronave.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT



Sair da versão mobile