Kalashnikov apresenta novas armas para arsenal russo

Visitante da "Army 2016" faz pontaria com a nova RPK-16 nos arredores de Moscou. Foto:Grigoriy Sysoev / RIA Novosti
Visitante da “Army 2016” faz pontaria com a nova RPK-16 nos arredores de Moscou. Foto:Grigoriy Sysoev / RIA Novosti

Armas integrarão arsenal das Forças Armadas, da Guarda Nacional e do Serviço de Segurança Federal da Rússia.

Por Nikolai Litôvkin

O grupo empresarial Kalashnikov apresentou uma nova coleção de armas ligeiras, entre as quais a metralhadora RPK-16 e fuzis de precisão SVK, que integrarão o arsenal russo. O armamento foi demonstrado durante o fórum de técnica militar “Army 2016”, realizado entre 6 e 11 de setembro, nas proximidades de Moscou.

Com calibre 5,45 milímetros, a nova metralhadora RPK-16 é uma versão bastante modernizada do modelo soviético RPK-74.

Apesar de ainda eficaz, de acordo com o diretor-geral do grupo empresarial Kalashnikov, Andrêi Kirisenko, a antiga RPK-74 tem uma série de desvantagens.

“O carregador tem capacidade para apenas 45 cartuchos. Assim, o modelo soviético é muito grande e pesado, e impede, por exemplo, o desembarque de veículos blindados. Mas a RPK-74 provou ser uma arma confiável em combate sob quaisquer circunstâncias meteorológicas. Por isso, decidimos não reinventar a roda, mas adaptar o modelo antigo às necessidades atuais”, disse Kirisenko à Gazeta Russa.

A nova RPK-16 é equipada com trilhos Picatinny, o que permite a instalação de qualquer tipo de mira ótica – desde a de visão noturna, térmica ou colimadora até a mira especial para atiradores de elite.

FONTE: Gazeta Russa

Sair da versão mobile