Por Ellen Francis, Serhiy Morgunov e Justine McDaniel
A Romênia, membro da NATO, relatou uma possível violação do seu espaço aéreo durante um ataque russo durante a noite na vizinha Ucrânia, dizendo que não encontrou destroços em território romeno, mas que continuaria a busca no sábado.
O sistema de radar do Exército romeno detectou “uma possível violação não autorizada” do espaço aéreo do país depois de registrar “grupos de drones em direção ao território ucraniano” perto da fronteira, enquanto a Rússia conduzia “uma nova série de ataques a alguns alvos na Ucrânia”, disse o Ministério da Defesa da Romênia.
Os ataques russos às infra-estruturas ucranianas nas margens do rio Danúbio, que corre ao longo da fronteira com a Romênia, renovaram as preocupações sobre uma potencial escalada do conflito nas últimas semanas. A Romênia disse ter encontrado fragmentos de drones no seu território este mês, embora não tenha sugerido que se tratasse de um ataque intencional. Ainda assim, as repercussões para os países vizinhos da Ucrânia causaram nervosismo na NATO/OTAN para a qual uma cláusula de defesa mútua significa que um ataque a um membro pode ser considerado um ataque a todos.
Aqui estão as últimas novidades sobre a guerra:
- O Ministério da Defesa Nacional da Romênia disse que a polícia foi posicionada perto da fronteira onde a possível violação foi detectada. O comunicado disse que os moradores receberam alertas de alerta que foram suspensos no final da noite. A Romênia começou a construir alguns abrigos antiaéreos perto da fronteira com a Ucrânia depois de encontrar os supostos destroços de guerra no início deste mês.
- A inteligência ucraniana recrutou um membro do serviço militar russo e realizou uma operação especial para movê-lo para um território sob controle ucraniano depois que ele mudou de lado, disseram autoridades ucranianas em entrevista coletiva. O soldado russo tem cooperado com as forças e a inteligência ucranianas desde junho, segundo a mídia estatal ucraniana.
Loveday Morris e Amar Nadhir contribuíram para este artigo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes
O interessante nesta guerra, é q pouco se fala dos prisioneiros…, no texto o prisioneiro colaboro ou falou sobre torturas e ou pressão…, os dois lados acabam perdendo credibilidade…
Na guerra do Vietnam, os combatentes fugiam p os países vizinhos e os eia invadiam o Laos e o Camboja em “missões secretas”…, na guerra do Afeganistão, os combatentes invadiam e se escondiam no Paquistão, tanto q Osama morava no Paquistão…
Tá mais q na hora desta guerra Russia- Ucrania acabar, visto q os eia e a otan utilizam a Ucrania como testa de ferro p atacar o inimigo Rússia.
Abraço.