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Home Geopolítica

Rússia pode ressuscitar o helicóptero anti-submarino Mi-14 Haze

Luiz Padilha por Luiz Padilha
24/05/2015 - 09:54
em Geopolítica
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Mil Mi 14 r
Helicóptero Anti-Submarino da Rússia Mil Mi 14

A Marinha russa manifestou declaradamente interesse em ressuscitar o helicóptero anti-submarino Mi-14 com capacidade nuclear, outrora temido. Na década de 1990, Washington insistiu em seu descomissionamento, juntamente com bombardeiros estratégicos e mísseis balísticos. O Mil Mi-14 (nome OTAN: Haze) é um helicóptero anti-submarino Soviética que é derivado do antigo Mi-8.

Business Online noticiou a partir da República Russa de Tatarstan, onde o Mi-14 foi produzido, afirmando que a Kazan Helicopter Works (KVZ) está se preparando para retornar a produção do Mi-14 para a Marinha russa. A KVZ não comentou sobre a notícia, mas uma fonte dentro da empresa disse que a questão do re-comissionamento foi levantada.

Mil Mi 14
Mil Mi 14 da Polônia

O Mil Mi-14 é um helicóptero anfíbio baseado em terra, armado (opcionalmente) com um torpedo e bombas de profundidades (doze 64 kg ou 8 de 120 kg). Este assassino de submarinos também tinha uma munição muito especial em seu arsenal: 1 bomba anti-submarino nuclear de 1.600 kg com 1 Kiloton, capaz de atingir qualquer alvo debaixo d’água dentro de um raio de 800 metros.

O helicóptero não só tinha uma capacidade única de pousar na água, mas era um helicóptero de longo alcance capaz de operar com qualquer tempo até 300 quilômetros da costa, podendo ficar no ar durante 5 horas e cobrir uma distância total de 1,100 km.

Seus sonares, magnetômetros, sonobóias e outros equipamentos especiais de rastreamento submarino eram altamente avançados e eficazes, detectando todos os tipos de submarinos. Uma vez descoberto, um submarino estava condenado e não poderia escapar.

Os americanos receberam um aviso especial do Mil Mi 14 após um incidente no final de 1980, quando um submarino estrangeiro não identificado, presumivelmente da Marinha dos EUA, foi detectado em águas territoriais soviéticas. O intruso foi “autorizado” a deixar a área ileso só porque o comando para eliminar o infrator nunca veio, reportou Business Online.

O Mi-14 era tão bom em caçar submarinos que, em 1996, sob tremenda pressão de Washington, todos os helicópteros russos Mi-14 versão anti-submarino, foram descomissionados.

Mil Mi 14 p
Mil Mi 14 polônes

Com a Marinha russa passando por enorme re-equipamento, o Mi-14 seria o vetor ideal para o Mar Negro e para as frotas do Norte.

O helicóptero também pode ser utilizado para transporte de pessoal para as plataformas de petróleo e para as operações de salvamento no mar. A demanda inicial para a aeronave é declaradamente estimada em 100 helicópteros.

Especialistas acreditam que, a re-comissionamento do helicóptero anfíbio poderia ser feito dentro de dois anos em várias etapas. A primeira fase implica na restauração de 10 Mi-14 desativados , em seguida, eles serão submetidos a modernização profunda, e a terceira etapa será essencialmente o retorno à linha de produção, que pode supostamente levar até cinco anos.

A nova versão do Mi-14 é susceptível de obter novos motores, aviônicos avançados e eletrônicos modernos. Espera-se que a versão moderna do Mi-14 tenha uma melhor estabilidade flutuante do que os anteriores.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Navyrecognition

Tags: Kazan Helicopter Works (KVZ)Mil Mi 14 - HAZE
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Comentários 28

  1. Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
    7 anos atrás

    Além de GRANDE este heli pousa na água, tem tremendo alcance e pode carregar 28 soldados… !!!

    Tomara que voltem mesmo a fabrica-lo em escala industrial…

    Se isso ocorrer ele seria o helicóptero IDEAL para o nosso exército na Amazônia VERDE.
    Para intervenção e movimentação rápida de tropas de Selva, pousando nos rios amazônicos e com cobertura e alcance para dar conta da tarefa…

    O Comandante do Exército deveria colocar este Helo na “WISH LIST” do EB para esta década…

    Responder
  2. Popeye says:
    7 anos atrás

    Correto _RR_.

    Responder
  3. Bosco says:
    7 anos atrás

    São tantos adjetivos usados nesse artigo que até me emociono. rsrss
    Primeiro, cargas de profundidade nucleares foram proibidas juntos com as armas nucleares táticas.
    Segundo, o tratado de armas táticas baniu as cargas de profundidade tática e aí o helicóptero foi considerado inútil. Não foi pressão de Washington porque ele era muito bom não. Ele entrou no tratado como as cargas nucleares americanas também entraram. Por exemplo, aposentaram o SUBROC, o ASROC nuclear, a bomba de profundidade B-57,etc.
    Terceiro, é pouco provável que havia algo de mágico nesse helicóptero (fora a carga de profundidade nuclear) que não fosse adotado por outro helicóptero antisubmarino.
    Podem até querer recuperar os que estão encostados, agora, dizer que é porque ele era um fodástico caçador de submarinos na época da Guerra Fria e por isso vão ressuscitá-lo é muito pra minha cabeça.

    Responder
    • Topol says:
      7 anos atrás

      Ah para Bosco… Ele era o melhor do arsenal da Rússia em helicóptero ASW, por isso eles tem um xodó especial com o Haze e querem trazê-lo de volta… Esse helicóptero é feio mas é FEDERAL !!! Eu achei bem bacana! E é bom tomarem bastante cuidado com ele pois tem dentes afiados.

      Igual o Sea King terá um lugar especial para sempre no coração dos veteranos da US Navy, mas foi trocado pelo Sea Hawk que veio para substituí-lo enquanto a URSS (Rússia) estava quebrada e não adotou nenhum novo vetor que se possa chamar de substituto e diante das restrições orçamentarias optaram por restaurar esse heli e retrofitar a suíte eletrônica de avionicos e sensores e também as turbinas… não precisa mais que isso…

      Ah, e quanto as cargas de profundidade nucleares foram proibidas mas com certeza tem umas escondidas na manga dos dois… quem usar primeiro no mesmo dia o outro retruca na mesma moeda… só que as russas de 1KT não são nada perto das B-57 Mod.5 de 20 KT !!!

      Responder
  4. RRONIN says:
    7 anos atrás

    Também concordo! Se não podemos ter uma cobertura por vasos de guerra, temos que ter uma boa cobertura por aeronaves de asa fixa e asa rotativa, ambos de longo alcance, de preferência! Deveríamos ter, pelo menos o dobro de aeronaves P-3 e, se possível, manter os UH-14, modernizando-os, para a cobertura do HU-3 e HU-4.

    Responder
    • _RR_ says:
      7 anos atrás

      RRONIN

      Ter somente aeronaves não resolve…

      Existem situações em que o componente aéreo simplesmente não pode operar, normalmente ligadas situações climáticas específicas. O ‘endurance’ de uma aeronave também é de somente algumas horas, o que faz com que, para se ter vigilância constante de um objetivo, tem que haver muitas aeronaves se revesando… Daí que isso é simplesmente impraticável por longos períodos… Não demoraria e tudo estaria no chão, em manutenção… Por tanto, a necessidade dos navios prevalece, posto poderem permanecer semanas no mar, mantendo ( desde que sejam adquiridos navios na quantidade certa ) a presença da marinha na sua zona de interesse com muito mais constância do que qualquer esquadrão de aeronaves poderia.

      O componente aéreo somente deve ser acionado caso seja absolutamente necessário, e deve ser um complemento aos navios, e não o contrário.

      Responder
  5. Adriano RCC says:
    7 anos atrás

    Isso foi anos 90s onde tinha aquele apreciador irresoluto de Vódka na presidência russa! A política dos EUA atual está destruindo tudo o que eles conseguiram nessa época. A Russia vai montar pra eles e vai passar esses helis para o chinas usar naquelas ilhas que eles estão montando… daí o bicho vai pegar pro tio Sam, a política estadunidense só tem dado tiro pela culatra!

    Responder
  6. Fernando says:
    7 anos atrás

    Com uma bomba de 1 kiloton qualquer submarino detectado por esse helicoptero vai pro beleléu, a exceçao de um submarino acompanhado de um navio de superficie ou equipado com um sistema anti-aereo tipo o IDAS.

    Responder
    • Deagol says:
      7 anos atrás

      Depende da profundidade.
      A pressão impende ( ou dificulta) a expansão dos gases formados pelo contato da água com temperaturas de milhões de graus. Sem contar que água absorve muito melhor o calor que a atmosfera.

      Responder
  7. Luiz Gabriel Garcia says:
    7 anos atrás

    Nos que precisamos de uma força com aviões e helicopteros anfibios para nossa MB e quem sabe uns houver craft tbm, devido a nossa extenção de agua que temos que proteger!

    Responder
    • jose says:
      7 anos atrás

      Pra nossa grande extensão , navios de longo alcance e grande persistencia , com certa modernidade , em numero suficiente pra se fazer presente em toda nossa costa e com reservas para açoes fora de nossa jurisdição , uma frota maior de submarinos , não precisa de hovercraft
      , aviao ou helicoptero anfibio , precisamos é de navios modernos urgentementes , a frota atual da marinha deve encontrar-se operante 2 ou 3 fragatas ,2 ou 3 corvetas ums 2 ou 3 submarinos e algums pequenos navios anfibios sem real capacidade para combate contra outras embarcaçoes .

      Responder
  8. Luiz Gabriel Garcia says:
    7 anos atrás

    Deveriamos é ter aviões e helicopteros anfibios em nosso arsenal, isso ja ta mais que na hora, com o tamanho da nossa costa e rios que temos, viria muito a calhar, juntamento com uns houver craft!!!

    Responder
  9. Topol says:
    7 anos atrás

    Panela velha é que faz comida boa !!! Interessante a aposta da Marinha da Rússia em reativar a linha de fabricação desse helicóptero, até porque eles já conhecem bem a sua capacidade de guerra anti submarino… E certamente irão modernizar as novas unidades com o que há de mais novo em sensores, comunicação e armamento que deixará os novos “Super Haze” no estado da arte…
    Além de ASW ele também poderá cumprir uma função SAR já que tem um grande raio de ação e permanencia sobre o alvo, e ainda transportar até 28 soldados ou 12 macas mais os atendentes.

    Responder
    • Deagol says:
      7 anos atrás

      Sem problema Topol.

      Mas o que aconteceu com projetos mais modernos como M-38 e e Ka-60?

      Responder
      • Winter says:
        7 anos atrás

        Aguardemos! Sem pressa! Como falei, os equipamentos Russos ainda tem muito a oferecer e o ocidente tem medo do urso!

        Responder
      • Fernando says:
        7 anos atrás

        Deagol
        Nenhum dos dois helis que vc mencionou tem a capacidade asw do haze , me corrija se eu estiver errado, eles teram como objetivo principal missoes SAR e transporte de tropas, ate agora so o ka 60 tem encomendas 100 porparte da russia e 12 da variante civil( 7 para o brasil e 5 pra a colombia).

        Responder
        • Deagol says:
          7 anos atrás

          Qual a capacidade que o Mi-14 tem que não possa ser instalada no Mi-38?

          Quando digo MI-38 me refiro a uma possível versão ASW que seria o caminho natural da evolução da plataforma.

          Responder
          • Fernando says:
            7 anos atrás

            Se os russos quiserem podem dar uma capacidade asw pro m38 , mas ate agora nao deram nenhum sinal de que vao fazer isso

            Responder
      • Topol says:
        7 anos atrás

        Ué deagol, acredito que deve ser o mesmo que está acontecendo com o Prosuper, Guarani, etc… O PIB de lá é parecido com o de cá, os russos fazem até demais com seu orçamento… A diferença é que lá eles tem herança, tem o plano B, e o plano B deles ainda é suficiente para dussiadir very peoples, oh yes !

        Responder
        • Deagol says:
          7 anos atrás

          Do ponto de vista de quem gosta de aviação novos modelos são sempre bem-vindos.

          Responder
  10. Topol says:
    7 anos atrás

    O Mi-14 era o concorrente direto do Sikorsky SH-3 Sea King, ambos possuíam capacidades bastante similares na época da guerra fria, inclusive a capacidade anfíbia e a de bombardeio com carga de profundidade nuclear estava presente nos dois modelos, porém enquanto o Haze carregava um bomba de 1KT o Sea King podia transportar e lançar com segurança uma B-57 com potencia que varia de 5 a 20 KT dependendo do modelo…

    Responder
  11. Tiago Silva says:
    7 anos atrás

    Um aparelho vital que foi desativado por pressão do Tio Sam? Oi mas espera os EUA desativaram o que para compensar os Russos com tal perda de capacidade?

    A volta do Mi-14 é mais do que necessária principalmente agora que os ânimos estão esquentando novamente, a plataforma utilizada como base o Mi-8 hoje tem versões mais modernas e capazes o que com certeza ampliaria e muito sua capacidade de combate.

    Isso sem contar o potencial de exportações para os seus tradicionais clientes espalhados pelo mundo,se as capacidades do passado e que deram trabalho forem hoje ampliadas esta ai mais um oponente para o ocidente se preocupar.

    Tem quem não goste dos vetores Russos mas uma coisa é inegável,eles funcionam!

    Responder
  12. nanogp says:
    7 anos atrás

    Por isso o medo americano ! Arma letal Russa …

    Responder
  13. Dilson Queiroz says:
    7 anos atrás

    …………as vezes fuçando em depósitos se acha uma jóia perdida e esquecida há tempos…se os russos derem um “up grade” caprichado será mais um vetor de muita eficácia no arsenal dêles……que nos sirva de exemplo….agora nessa crise temos que reaproveitar muita coisa… como a corveta Frontin por exemplo…… …Sds

    Responder
    • Deagol says:
      7 anos atrás

      Já ressuscitaram o Tu-160, atrasaram o PAK-FA, vão manter os tu-142 e tu-95 por mais algumas décadas (sem substituto à vista) e agora vão ressuscitar um helicóptero da década de 60.

      E o mi-38 e o Ka-60???

      O Mi-14 pode ser uma joia, mas somando algumas declarações vindas da Rússia e do ocidente, me parece que o problema é falta de grana mesmo.

      Responder
      • Proud says:
        7 anos atrás

        Estes Helis que vc citou creio que não pousem na aguá.
        Talvez seja este o motivo de ressuscitar este aparelho.
        Agora na moral…os EUA devem ter coisa melhor que isto escondido.

        Responder
        • Deagol says:
          7 anos atrás

          A capacidade de pousar na na é uma adaptação nos projetos, observe a semelhança do Mi-14 e do M-8/17.

          Não é exclusividade do M-14, modelos ocidentais também podem pousar na água. Provavelmente os projetistas do Mi-38 pensaram nisso.

          Responder
  14. jose says:
    7 anos atrás

    Bomb truck

    Responder

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