Secretário da Marinha americana, Ray Mabus nomeia três navios durante cerimônia

Futuro USS Columbia (SSBN 826) Ilustração Petty Officer 1st Class Armando Gonzales/Released

Durante uma cerimônia no Distrito de Columbia no último dia 14 de dezembro de 2016, o secretário da Marinha, Ray Mabus, anunciou formalmente o nome da primeira unidade da nova frota de submarinos de mísseis balísticos (SSBN), que irá substituir a conhecida classe Ohio. O nome será USS Columbia (SSBN 826) em homenagem ao Distrito de Columbia.

Os submarinos de mísseis balísticos são críticos elementos mantenedores da política de dissuasão e capacidade nuclear dos Estados Unidos, levando a maioria das ogivas nucleares norte-americanas operacionais. Os novos SSBN da Classe Columbia, incorporam tecnologia avançada e o braço mais capaz da tríade estratégica da Nação.

Mabus também anunciou que o próximo da classe John-Lewis de reabastecimento da frota, será nomeado em honra ao herói dos direitos civis dos EUA, USNS Earl Warren (T-AO 207).

O futuro USNS Earl Warren será operado pelo Comando Militar de Navegação Marítima e fornecerá reabastecimento de combustível e mantimentos para os navios da Marinha dos Estados Unidos no mar e combustível para os aviões baseados em porta-aviões. A construção do Earl Warren deve começar em 2019.

Nascido em 1891 em Los Angeles, Earl Warren serviu nas forças armadas durante a Primeira Guerra Mundial e mais tarde tornou-se procurador do condado de Los Angeles. Ganhou a eleição para governador de seu estado de origem, onde ocupou essa posição de 1943 até 1953, sendo então nomeado juiz principal da Corte Suprema dos E.U.A. Nessa posição Warren liderou a Corte durante muitos casos famosos que tratavam de questões raciais. A ele é creditado ter ajudado o término da segregação escolar com a decisão no caso Brown versus Conselho de Educação em 1954, afirmando “no campo da educação pública, a doutrina de” separação, mas igual “não tem lugar”.

O último navio nomeado durante a cerimônia foi o futuro USNS Puerto Rico (T-EPF 11). O Navio de Transporte Expedicionário Rápido (EPF), anteriormente denominado Navio de Transporte de Alta Velocidade (JHSV), é um navio de baixo calado, tendo como base um catamarã comercial de alumínio, projetado para transporte de alta velocidade em teatro de operações e que servirá para uma variedade de papéis, incluindo o apoio a operações de suporte no exterior, a realização de missões de ajuda humanitária e de socorro em caso de catástrofe e o apoio a forças especiais.

O Estaleiro Austal em Mobile, Alabama, vai construir o novo EPF, que terá 338 pés de comprimento, deslocará cerca de 2.362 toneladas e operar a velocidades de aproximadamente 35 nós.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Carlos Lima

FONTE: SECNAVY Public Affairs

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