Forças Armadas atuam no combate a incêndio no Pantanal

Decolagem da aeronave UH-12 Esquilo, da Marinha, para reconhecimento da área, com o IBAMA e o Corpo de Bombeiros

As Forças Armadas já estão atuando, a partir da manhã deste sábado (25/7), no combate a incêndio no Pantanal mato-grossense. O Ministério da Defesa (MD) atende à solicitação recebida na noite de sexta-feira (24), do Governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que decretou também estado de emergência.

Para a execução da operação, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Participam da operação helicópteros da Marinha (MB), do Exército (EB) e da Força Aérea (FAB), além de brigadistas, conforme as necessidades.

Reunião inicial de coordenação, com participação de agentes federais e estaduais.

Um avião C-130 Hércules da FAB, munido com o sistema de combate a incêndio “Modular Airborne Fire Fighing System” (MAFFS),também será empregado nessa missão.

Na manhã deste sábado, ocorreu, na sede do Comando do 6º Distrito Naval, a primeira reunião de coordenação, envolvendo agentes federais e estaduais. Uma aeronave UH-12 Esquilo, da Marinha, decolou para realizar missão de reconhecimento, transportando técnicos do IBAMA e do Corpo de Bombeiros, posteriormente, iniciar o combate ao incêndio utilizando “bambi bucket” (dispositivo de combate a incêndios que permite aos operadores dessas aeronaves chegarem mais perto de incêndios e despejar água e espuma de forma mais precisa).

FONTE e FOTOS: MD

Sair da versão mobile