Amazônia Azul 2015 – NPaOc ‘Apa’ e o NPa ‘Guaporé’ desenvolvem ações de Patrulha e Inspeção Naval

No dia 3 de março de 2015, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Apa (P121), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou exercício de retomada de plataforma na Bacia de Campos. Tal iniciativa visa manter e aprimorar a capacidade de pronta resposta no caso de tentativa ou efetiva invasão das plataformas de petróleo. Em paralelo, manteve as ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval na região.

O Navio-Patrulha (NPa) Guaporé (P45) deu continuidade às ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval, na região da baía da Ilha Grande, Rio de Janeiro.

As abordagens também tiveram caráter educativo, onde foram divulgadas informações sobre a salvaguarda da vida humana no mar e sobre a importância do uso adequado dos itens de segurança, em especial, do colete salva-vidas.

Equipe da CPES realiza abordagem durante a operação “Amazônia Azul”

Apesar das condições meteorológicas desfavoráveis no Espírito Santo, a equipe da CPES realizou abordagens de embarcações na tarde desta terça-feira (03), no município de Aracruz, norte capixaba. Na ocasião, a embarcação GLD foi apreendida por não possuir tripulantes habilitados. Os militares da CPES também notificaram o condutor, por ausência do “Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por sua Carga” (DPEM) e em virtude da embarcação não possuir marcação no costado.

     

A ação faz parte das atividades da Operação Amazônia Azul 2015, realizada no Espírito Santo pela Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Receita Federal do Brasil (RFB).

Capitania dos Portos do Rio de Janeiro intensifica abordagens na Baía de Guanabara e praias oceânicas do Rio de Janeiro

As equipes de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) estão realizando abordagens na Baía de Guanabara e praias oceânicas do Rio de Janeiro. Na manhã desta quarta-feira (04), a CPRJ apreendeu, na praia de Piratininga (Niterói), uma embarcação cujo condutor não estava habilitado. A equipe também notificou o proprietário do barco, onde foi encontrado um extintor fora da validade, colocando em risco a Segurança da Navegação.

Os inspetores da Capitania também orientaram pescadores nos arredores da Ponte Rio-Niterói sobre a proibição de atracarem no pilar e, na ocasião, verificaram toda documentação e equipamento de salvatagem de suas embarcações, visando garantir a segurança dos tripulantes.

A Operação Amazônia Azul 2015 segue até a próxima sexta-feira (06), com atividades de fiscalização nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Sair da versão mobile